Band Rio

Prêmio Band Inspira Rio homenageia Gilberto Gil

Em noite de festa no Teatro do Copacabana Palace, foram 11 categorias premiadas

Beatriz Duncan (sob supervisão)

A premiação já está disponível na íntegra no Youtube da TV Band Rio e da Rádio Bandnews FM
A premiação já está disponível na íntegra no Youtube da TV Band Rio e da Rádio Bandnews FM
Divulgação/Band Rio

Foram quase 80 mil votos para a 2ª edição do Prêmio Band Inspira Rio, que aconteceu na noite da última terça-feira (7), no Teatro do Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio. Com apresentação dos jornalistas Rodolfo Schneider e Glenda Kozlowski, o evento premiou os 11 nomes mais inspiradores do estado do Rio no ano de 2021.

“Acho que o prêmio tenta mostrar, seja da área que for, casos e pessoas que deram certo, que empreenderam, que tem coisas a mostrar e fazer quem tá assistindo, nos ouvindo, nos acompanhando, olhar para esses casos e realmente acreditar que podem fazer alguma coisa de melhor”, afirmou o diretor executivo de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Rodolfo Schneider.  

“Poder testemunhar o que a gente viu aqui… um Gilberto Gil, aos seus 80 anos de idade, cantando, sambando, imitando a Ana Botafogo (risos)… então a gente poder ver Gilberto Gil desse jeito, nesse palco, nesse teatro, que é tão importante para a história da cultura do Brasil… eu nunca mais vou esquecer”, relatou a jornalista Glenda Kozlowski, que participou pela primeira vez de um prêmio da Band.  

A cerimônia contou com a presença de diversas personalidades, dentre elas a vencedora de 2020 da categoria Inspiração do Ano, a pneumologista Margareth Dalcolmo.

“Eu fiquei muito emocionada com o prêmio no ano passado. Foi, talvez, o primeiro reconhecimento importante que eu tenha recebido. Foi muito respeitoso, realmente uma forma da imprensa, mais uma vez, ao longo desses quase dois anos de pandemia, ser uma grande aliada da ciência brasileira”, explicou Dalcolmo.

Estiveram presentes também a bailarina Ana Botafogo, o prefeito do Rio Eduardo Paes, o presidente da Câmara dos Vereadores Carlo Caiado, o ator Malvino Salvador e a esposa Kyra Gracie.

“Eu acho que o Rio vive um processo de virada, de melhora no ambiente econômico, melhora na percepção da cidade como as coisas estão. Então eu fico muito feliz de poder estar vendo a Band tomar essa iniciativa de valorizar as boas coisas do Rio”, disse o prefeito para a equipe da Band Rio.

O homenageado da noite foi o artista Gilberto Gil, que recentemente foi eleito imortal na cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Prestes a comemorar 80 anos, em 2022, o cantor é uma das traduções mais fiéis à riqueza cultural brasileira. Ao receber o prêmio, foi surpreendido no palco com uma apresentação de Diogo Nogueira com a música “Aquele Abraço”. Gil se juntou ao cantor e juntos apresentaram a canção.

“O maior prêmio de todos é isso. É o olhar da criança, saudação dos mais velhos que reconhece a gente. Eu acho que é bacana essa coisa de estar na lembrança de muita gente, essa ideia de imortalidade, através da obra, do espírito. A obra de um artista é a manifestação do espírito da vida humana. E eu represento um pouco disso”, declarou Gilberto Gil depois de receber o prêmio.  

Durante a noite, uma atração surpreendeu o público. O grupo Camerata Jovem do Rio de Janeiro fez uma apresentação que é a cara da cidade maravilhosa. Os músicos integrantes são moradores de diversas comunidades do estado e fazem parte do projeto Ação Social pela Música.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria:

SAÚDE E BEM-ESTAR: Hospital Universitário Pedro Ernesto

“(Esse prêmio) é o reconhecimento de todos os profissionais da Saúde, desde a pessoa mais simples que tem, até o mais qualificado pelo trabalho que foi desenvolvido durante esses dois anos de pandemia”, declarou o diretor do hospital, Ronaldo Damião.

DESTAQUE NAS REDES: Porta dos Fundos

“O Porta dos Fundos é uma instituição carioca. A gente tenta trilhar o caminho de tantas outras trupes de humor que cresceram e crescem no Rio de Janeiro e honrar o legado de tantas instituições cariocas. Estamos felizes que, de alguma maneira, a gente conseguiu fazer as pessoas se divertirem nesses dois últimos anos”, disse Antônio Tabet, um dos fundadores do Porta dos Fundos.

ECONOMIA: Embelleze

“Quando falamos em transformar vidas, a gente cria riquezas junto com os colaboradores. Nossa empresa tem 52 anos e sempre tivemos uma harmonia entre capital e trabalho. Nós achamos que a maior riqueza que uma empresa tem são seus funcionários”, relatou o presidente do Instituto Embelleze, Itamar Serpa Fernandes

EDUCAÇÃO: Parceiros da Educação

“A gente pode olhar para essas crises e ver que há muita coisa ruim, mas a gente sempre deve olhar como oportunidade. Esse fechamento das escolas causou um prejuízo enorme para as nossas crianças. Alfabetização de forma remota é muito difícil. Nós estamos agora em um trabalho de recuperação dessas defasagens, de braços dados com as escolas públicas que a gente apoia e com a Secretaria de Educação”, explicou Paula Viana, presidente da organização.  

EMPREENDEDORISMO: Raphael Vidal (Bafo da Prainha)

“É bonito ser inspiração, né? É algo que emociona muito porque a gente sempre espera chegar a algum lugar. E a gente nunca sabe que lugar é esse. Quando a gente recebe um prêmio desse, a gente descobre que esse é o lugar que a gente quer estar”, disse Raphael Vidal, empreendedor fundador do bar Bafo da Prainha.

ESPORTE: Rebeca Andrade

A atleta não pôde comparecer ao evento na última terça-feira por conta de uma viagem de férias. No entanto, ela mandou um recado para a equipe da Band Rio agradecendo o prêmio.

GASTRONOMIA: Laura Góes (Pousada Alcobaça)

“Eu quero dizer três coisas. Primeiro do orgulho de receber este prêmio. Gente, o que é isso? Segunda coisa: quero agradecer aos meus filhos que sempre comeram a minha comida. Quando eu fazia alguma coisa especial, era uma festa. Queria agradecer os meus funcionários magníficos que me ajudam muito. É muito bom poder fazer uma comida boa e ver a cara das pessoas”, declarou a chef no palco do prêmio.

MODA: Cosmo

“Esse prêmio significa que estou fazendo alguma coisa de relevante. Não tanto no sentindo criativo da moda, mas no sentido criativo de inspiração que essa cidade traz pra gente. Então ser reconhecida fazendo um trabalho que valoriza uma cidade que é tão castigada, é importante demais”, conta Lúcia Hsu, fundadora e diretora da empresa Cosmo.

MÚSICA: Diogo Nogueira

“Eu me sinto muito feliz, honrado de ganhar um prêmio, de ser um representante do Rio de Janeiro, inspirando jovens, inspirando as pessoas a fazerem música, arte, cultura. Então eu dedico esse prêmio à essas pessoas, ao povo brasileiro que é um povo tão bacana e tão lindo”, relatou o músico.

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Central Única das Favelas

“Esse reconhecimento é tudo que a gente quer. Esse prêmio, na verdade, nesse momento de pandemia, ele é ainda mais importante porque a gente está diante de uma série de organizações que estão fazendo um trabalho bacana. E que são tão merecedoras quanto. Mas esse prêmio acaba sendo o resultado da percepção das pessoas com a nossa entrega”, disse o responsável pela CUFA, Celso Athayde.  

CULTURA: Deborah Colker

“Tão bacana esse prêmio aqui no Copacabana Palace, nesse símbolo do Rio. Nossa, eu estou muito feliz! Eu acho que (a cidade) tem que melhorar. Eu sou uma carioca que acredita na dança, nessas escolas, nessa companhia que eu tenho. E é isso aí,  vambora”, contou a artista, emocionada.

Os melhores momentos do Prêmio Band Inspira Rio vão ao ar no próximo dia 11/12 a partir de 12h30 na tela da Band. A premiação já está disponível na íntegra no Youtube da TV Band Rio e da Rádio Bandnews FM Rio.

*Com apoio de Pedro Dobal/Rádio Bandnews FM Rio