Band Rio

Produtores rurais do RJ tem direito a linha de crédito diferenciada

A parceria do Governo do Estado com a Caixa Econômica Federal disponibilizou diferentes linhas de créditos para os produtores

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

A Caixa agora integra o Emater-Rio
A Caixa agora integra o Emater-Rio
Reprodução

Linhas de crédito estão disponíveis para que produtores rurais possam custear as atividades agropecuárias. A parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Caixa Econômica Federal oferece vários projetos de financiamento rural para esses trabalhadores.

O acordo foi fechado hoje no auditório da Pesagro-Rio, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A ampliação do acesso ao crédito rural permite que a Emater-Rio, responsável pelo serviço, inclua a Caixa como uma nova instituição financeira - dando acesso aos produtores a diferentes formas de financiamento, inclusive no setor imobilário.

"A gente precisa pensar que cada dia que a gente está atuando aqui, buscando oportunidades para os produtores rurais, nós estamos mudando a vida das pessoas que precisam tanto desse apoio. Eu sinto que estamos observando um momento histórico, uma parceria que pode se perpetuar por mais de 30 anos em benefício dos nossos produtores, pecuaristas e piscicultores", disse Marcelo Queiroz, responsável pela pasta.

Para a Caixa, essa não é só uma oportunidade de oferecer a linha de crédito aos produtores, mas também de desenvolver a própria instituição. O Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, será o carro-chefe do programa de financiamento.

"Nós temos muito o que aprender sobre crédito rural, mas também temos muito o que ofertar. E essa troca passa em firmar convênios sólidos como o que estamos assinando hoje. A extensão rural é muito importante para o crédito rural e ajuda bastante para que a máquina do agronegócio possa funcionar. Esse é um novo momento do crédito rural", afirmou Felipe Lima, da Gerência Nacional do Agronegócio da Caixa.