Programa Desenrola Brasil será expandido para Pessoas Jurídicas

O anúncio foi feito por Marcio França, nesta terça-feira (16), durante o Web Summit Rio 2024, evento de tecnologia e inovação.

Ádison Ramos e Letícia Brazão*

Programa Desenrola Brasil será expandido para Pessoas Jurídicas
Márcio França discursa no Web Summit Rio 2024.
Reprodução | TV Band

O Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, anunciou a criação do programa Desenrola Brasil para Pessoa Jurídica. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) durante a abertura do evento Web Summit Rio, no Riocentro, espaço de eventos na Zona Oeste da capital fluminense.

As empresas que fazem parte do Simples Nacional, ou seja, que tiveram faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano passado, poderão ser elegidas para o programa. Será feita uma espécie de leilão reverso, no qual o sistema bancário oferece descontos e escolhe a proposta mais atrativa para pagar a dívida. Nos primeiros seis meses haverá carência, depois os juros serão de 1%.

"Com o Desenrola Pessoa Física, a gente tem feito uma faixa de 25 mil, 24 mil "desenrolas", todos os dias, de pessoas físicas. Mas, como os descontos foram muito altos e muita gente preferiu fazer à vista, não quis nem financiar, então o dinheiro que nós tínhamos lastreado para o financiamento, que era do FGO (Fundo Garantidor de Operações), o Fernando Haddad - Ministro da Fazenda - pode repassar pra que a gente pudesse, então, fazer o Desenrola pessoa Jurídica também", explicou Márcio França.

As microempresas inscritas no novo Desenrola, com um faturamento de até R$ 360 mil no ano passado, terão acesso a uma nova linha de crédito. Empresas geridas por homens terão disponíveis empréstimos que podem chegar até 30% do faturamento do ano anterior. Em contrapartida, se uma mulher estiver à frente do negócio, o empréstimo pode alcançar até 50%.

Uma medida provisória deve ser editada nos próximos dias criando o programa.

*Sob supervisão de Helena Vieira.