Quando vai fazer sol no Rio de Janeiro? Essa pergunta cresceu exponencialmente nos últimos dias no Google. Ontem (6), até fez sol, mas hoje, o clima chuvoso e o tempo fechado já voltaram para a tristeza de boa parte dos cariocas.
“A gente não está gostando dessa chuva não, ela está atrapalhando um pouco. Choveu muito esse mês aqui. Não tem nada a ver com o Rio de Janeiro. O Rio para com a chuva, atrapalha a praia, comércio, tudo. O povo fica em casa, ninguém sai para nada. Estou doido para o sol voltar”, disse o peixeiro Cícero Nicolau.
A prefeitura do Rio chegou a brincar com a falta do sol nas últimas duas semanas:
Esse é o setembro mais chuvoso desde o início da série histórica, em 1997. Apenas no último mês, foram registrados cerca de 170 milímetros de água, o que representa um aumento de 229% em comparação com a média dos últimos 25 anos.
“Ontem tinha um sol muito quente. Hoje, todo mundo ficou ‘cadê o sol’? Amanhã a gente espera que vai estar melhor que hoje. Vamos ver no que vai dar, estou esperando dias melhores”, falou Jhonny Simões, instrutor de Stand Up Paddlle.
Nesta sexta, o Sistema alerta Rio informou que a aproximação e passagem de uma frente fria pelo estado podem causar pancadas de chuva durante todo o dia, com intensidade moderada, acompanhada de raios e rajadas de ventos moderados a fortes e as temperaturas continuam caindo.
“Essas pancadas podem ocorrer a qualquer momento do dia e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderados a fortes", comentou a meteorologista do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
Em casos de ventos e chuvas fortes, a prefeitura do Rio recomenda que, se a pessoa estiver em casa, ela deve: fechar janelas e portas; fechar o registro de gás; evitar colocar objetos em lugares altos e, se faltar luz, tomar cuidado com o uso de velas por conta de incêndios.
Já se a pessoa estiver na rua, é recomendado: não se abrigar debaixo de árvores ou coberturas metálicas; evitar a prática de esportes ao ar livre; e não estacionar veículos próximos a placas de propaganda e torres de transmissão.
Para os próximos dias, a previsão é que o sol apareça apenas entre nuvens. Para a tristeza dos cariocas.
*Sob supervisão de Natashi Franco