A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (29), uma quadrilha que aplicava golpes em caixas eletrônicos na estação de metro Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Os quatro integrantes presos eram de São Paulo e três deles já tinham anotação criminais por crimes parecidos - um tinha um mandado de prisão pendente em Goiás.
Durante a ação policial, os agentes encontraram cartões, dispositivos para reter esses cartões nos caixas eletrônicos e outras ferramentas dentro do carro que o grupo usava para escapar. Também foi apreendido um celular depois de um dos integrantes fugir, tentando descartá-los.
A AÇÃO CRIMINOSA
Segundo as investigações, os criminosos instalavam um aparelho para reter os cartões das vítimas, na maioria das vezes idosos, nas máquinas. Depois, um integrante do grupo abordava o idoso para oferecer ajuda com um telefone. A vítima ligava para uma suposta central de atendimento e passava as senhas e outros dados da conta bancária para a quadrilha. Quando o cartão estivesse "liberado", ele era trocado por um outro parecido.
Segundo o delegado Hilton Alonso, responsável pelas investigações, as vítimas precisam ficar atentas e nunca dar dados pessoais e senhas a estranhos.
*Sob supervisão de Helena Vieira