O Rei Pelé morreu, aos 82 anos, na tarde desta quinta-feira (29). O Atleta do Século estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação ocorreu por conta de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.
O mineiro tinha uma relação muito próxima com a cidade do Rio de Janeiro. No dia 19 de novembro de 1969, Edson Arantes do Nascimento, o Rei do futebol, marcou o seu milésimo gol no Maracanã, estádio na Zona Norte do Rio. Foi de pênalti, contra o Vasco da Gama, que Pelé fincou ainda mais seu nome na história do futebol mundial quando deslocou o goleiro argentino Edgardo Andrada.
Nas redes sociais, o Maracanã, onde o Pelé se despediu da Seleção Brasileira aos 31 anos, mudou a foto do perfil usando uma coroa em homenagem Rei. Foi no estádio carioca que foi tirada uma das fotos mais emblemáticas do jogador, em que o suor no peito forma um coração.
A partida foi válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro da época. O Santos venceu o confronto por 2 a 1 diante de mais de 65 mil pessoas mesmo com a noite chuvosa. A rede em que a bola branca do milésimo gol balançou é guardada até hoje em uma área especial do estádio.
"A minha preocupação, que é uma coisa que ninguém pode estar passando que eu passei, é que todo mundo acha que pênalti é fácil de bater. Mas, quando eu coloquei a bola na marca do pênalti, todo mundo começou a gritar 'Pelé', Pelé', e eu comecei a tremer, a ficar nervoso e a pensar: 'não posso errar, não posso errar", confessou o rei em entrevista à Agência EFE.
A marca dos pés de Pelé também está na calçada do Maracanã, juntamente com outros jogadores históricos que passaram pelo local. O termo "Gol de Placa", inclusive, teve origem em um golaço do jogador no mesmo gramado, quando o Santos enfrentou o Fluminense.
Pelé recebeu a bola de Dalmo na intermediária e driblou todos que encontrou pela frente. Na área, passou por Pinheiro e Jair Marinho e, com requinte de crueldade, colocou a bola no canto direito do gol, não dando chance a Castilho, goleiro histórico do Fluminense. A partida terminou 3 a 1 para o Alvinegro, com gols do Rei.
A partir das 18h de hoje, o Cristo Redentor vai ficar iluminado com as cores do Brasil em homenagem ao ídolo do futebol brasileiro.
Os clubes cariocas também homenagearam o atleta tanto nas redes sociais, quanto no gramado. Durante o treino do Flamengo, na tarde desta quinta (29), os jogadores fizeram um minuto silêncio ao Rei.
O prefeito Eduardo Paes compartilhou uma foto ao lado do atleta e afirmou que "a genialidade e talento do Rei do esporte + popular do planeta seguirá encantando e inspirando diversas gerações".
Cláudio Castro, governador do Rio, também prestou homenagem ao Rei e disse que "além das marcas nunca alcançadas, Pelé eternizou jogadas incríveis que jamais sairão da memória dos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta".
*Sob supervisão de Natashi Franco