Rio cria Selo de Qualidade de Café para produtores do estado

O objetivo é incentivar a melhor produção e a sustentabilidade

Beatriz Duncan

O selo não entrega atestado de regularidade do produtor ou qualquer certificação técnica. Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O selo não entrega atestado de regularidade do produtor ou qualquer certificação técnica.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Rio de Janeiro agora conta com um Selo de Qualidade de Café que, como objetivo, busca melhorar e incentivar produtores rurais do estado. Vão ser reconhecidos aqueles que buscarem produzir com sustentabilidade e com a melhor qualidade possível para os consumidores. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

A medida quer não só promover melhorias, mas também realçar a importância de apoiar pequenos produtores, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de produção.

”O selo é fruto de muito trabalho. Eu tenho que agradecer a todos envolvidos que fizeram esse momento marcante se realizar. Eu tenho certeza que nossos produtores vão sentir orgulho de dizer que são reconhecidos pelo trabalho no campo”, disse o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

  1. O selo não entrega atestado de regularidade do produtor ou qualquer certificação técnica.
  2.  

COMO RECEBER O SELO?

Para solicitar o selo de qualidade, o produtor deve procurar um escritório  cadastrado do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RJ) e preencher um documento auto-declaratório com dados como identidade, localização e contato.

Dentre as informações solicitadas estão:

- A propriedade possui Inscrição Estadual?

  • - Há registros de comercialização? Os mesmos deverão conter no mínimo a origem, destino, volume e valor da produção comercializada.
  •  
  • - Os trabalhadores estão em situação regularizada?


O Selo foi idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com o apoio da Emater-Rio, da Pesagro-Rio e da Associação de Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj) .