A cidade mais turística do País sedia, a partir de hoje (27), o maior evento de turismo do Brasil: o ABAV Expo 2023. Apresentando novidades na temática de tecnologia, inovação e governança ambiental, social e corporativa, a exposição conta com mais de 1500 marcas expostas.
A 50ª edição da Abav Expo, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), espera receber cerca de 40 mil visitantes até 29 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca.
A feira é uma ótima oportunidade para quem busca oportunidades de negócios na área do turismo, já que 45% do público corresponde a agentes de viagens, que representam o principal canal de distribuição brasileiro.
A iniciativa de incentivo ao turismo volta a acontecer no Rio de Janeiro depois de onze anos. Das cinco cidades que tiveram o maior crescimento do PIB do Turismo no mundo em 2022, o Rio de Janeiro teve 9% de aumento do turismo em 2022, comparado com o ano de 2019, com números somente atrás de Doha (Catar), Varsóvia (Polônia), Sanya (China) e Orlando (EUA).
No Brasil, o turismo internacional bateu recorde e movimento 22 bilhões de reais, entre janeiro e agosto. No período, quatro milhões de estrangeiros passaram pelo País. Só no mês passado, foram R$ 3 bilhões e 200 milhões arrecadados no setor. Atualmente o Brasil recebe por ano a visita de cerca de seis milhões de turistas estrangeiros.
“Nós já temos 110% a mais de turistas do que nos visitaram em 2022, no mês de agosto. Quando a gente tá falando de um turismo internacional, a gente tá falando de geração de emprego, geração de renda, e sustentabilidade de reconstrução da imagem do Brasil para o mundo”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A abertura do evento marcou o Dia Mundial do Turismo, que é celebrado hoje (27), e teve a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária municipal de Turismo, Daniela Maia.
A feira oferece oportunidades de negócios e capacitação através das chamadas “ABAVTalks”. Em cinco diferentes arenas, palestrantes do Brasil inteiro compartilham estratégias e desafios da área.
A expectativa para o setor de turismo é de crescimento, com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo CNC para a criação de 165,2 mil vagas de emprego no setor em 2023. Nos 12 meses contados a partir de julho do ano passado, houve alta de 5,9%, com destaque para os segmentos de serviços culturais, que tiveram alta de 16,9%; de aluguel de veículos, que cresceu 13,2%; e de bares e restaurantes, com acréscimo de 7%.
Autoridades presentes no evento também aproveitaram o encontro para debater o funcionamento dos aeroportos no País, incluindo as dificuldades enfrentadas no Rio de Janeiro para adaptar a demanda do Santos Dumont e fortalecer o Galeão.
“Paralelamente já estou conversando com as companhias aéreas para que a gente possa ter de fato não a fragilização de voos, mas sim o fortalecimento da aviação regional, internacional do Rio de Janeiro”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.