Rio Innovation Week 2023 pode trazer até R$ 1 bilhão em novos negócios

Evento está em sua terceira edição com mais de 1.700 palestras, 27 conferências e mais de 200 expositores.

Bruma Carvalho e *Guilherme Nery

Começou nesta terça-feira (3) o Rio Innovation Week 2023, o maior evento de inovações e soluções da América Latina. Esta é a terceira edição do evento, que traz diversos convidados das áreas de Tecnologia, Engenharia, Arquitetura e Entretenimento para discutirem sobre como o Rio de Janeiro e o Brasil podem evoluir pelos próximos anos.

São mais de 1.700 palestras, 27 conferências, mais de 200 expositores e duas mil startups. Tudo isso em uma área de 50 mil metros quadrados no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio.

Um dos destaques é o foco nas novas tecnologias que estão dominando o mercado mundial, com a inteligência artificial (IA). O idealizador do evento, Fábio Queiroz, fala sobre os perfis de pessoas que costumam procurar as oportunidades no Innovation Week.

“Desde o curioso que quer saber como sua vida será transformada nos próximos anos pela tecnologia e inovação, até o colaborador de uma empresa que quer se qualificar, e principalmente os empreendedores. O sonho de empreender".

Vários stands explicam sobre os benefícios das tecnologias no dia a dia, para o mercado de trabalho e até mesmo para o ensino em escolas e universidades. Aliado a isso, expositores demonstram na prática ferramentas como o Midjourney e o ChatGPT, que abriram as portas para a criação de artes gráficas e textos complexos de forma generativa e 100% artificial.

No stand do Ibmec há ensinamentos sobre inteligência artificial e os visitantes podem utilizar os programas disponíveis para “se imaginar no futuro”. Através do prompt escrito no computador, o programa gera quase que instantaneamente uma arte digital com base no que foi digitado. Com isso, a criatividade pode fluir sem limites.

“É claro que aquela imagem nunca vai ser como você concebeu. Mas você tem a oportunidade de depurar, e mais, a partir daquilo, você vai pra sua prancheta e faz a criação de algo realmente seu”, conta Lucimar Dantas, head do IBMEC.

O stand da Rádio BandNews FM, comandado pelo jornalista Beto Largman, realiza entrevistas com grande parte dos palestrantes convidados e ainda com destaque para os diversos profissionais envolvidos. Entre os temas abordados, estão a cultura, cidades inteligentes, realidade virtual e agrotech.

“As pessoas curtem muito essa coisa de ver os bastidores, como a notícia realmente acontece, e acho que isso aqui na Rio Innovation Week é um diferencial da BandNews”, afirma Beto Largman.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.