Rio registra quase cinco mil casos de Covid em 7 dias

Variante Ômicron já tem transmissão comunitária no município

Beatriz Duncan

Vacinação entre crianças deve começar em meados de Janeiro Agência Brasil
Vacinação entre crianças deve começar em meados de Janeiro
Agência Brasil

Entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, a cidade do Rio registrou 4.765 casos de coronavírus. Os dados são do Painel Covid da Secretaria Municipal de Saúde da capital.

O aumento nos testes positivos para Covid-19 também são comprovados na rede privada de laboratórios. A taxa de positividade se aproxima de 30% apenas na capital, no período de 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro deste ano. Apesar do aumento dos casos, nesse período, o município não registrou óbitos pela doença e a taxa de ocupação de leitos para covid-19 gira em torno de 0,4%.

A chegada da variante Ômicron na capital fluminense pode ser a responsável pela rápida disseminação do coronavírus. A nova cepa é conhecida por ser menos letal, mas muito mais transmissível.

Até o momento, três pessoas foram confirmadas com a variante. Todas já curadas da doença. Os pacientes vieram do exterior, mas a transmissão comunitária já é realidade no Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde investiga outros 179 possíveis casos.

FLURONA TAMBÉM ESTÁ SOB O OLHAR DE ESPECIALISTAS

17 coinfecções de Covid-19 e Influenza A também estão sendo analisadas pela Saúde no município do Rio. Dois casos já foram confirmados pela Prefeitura. O primeiro registro foi de um adolescente de 16 anos, vacinado contra a Covid-19. Ele teve sintomas leves.

O Rio passou por uma epidemia de gripe no fim de 2021, mas registrou uma redução de 75% nos casos no início deste ano em comparação com dezembro. Cerca de três milhões de pessoas foram imunizadas contra o vírus na cidade. A campanha de vacinação será retorna no mês de Abril, já considerando a nova cepa da H3N2.

VACINAÇÃO INFANTIL PARA COVID-19

Em conversa à Band Rio, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, confirmou a vacinação para crianças entre 5 e 11 anos a partir do dia 16 de janeiro. Segundo ele, a previsão é de que o Ministério da Saúde envie doses no próximo dia 10.