Entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, a cidade do Rio registrou 4.765 casos de coronavírus. Os dados são do Painel Covid da Secretaria Municipal de Saúde da capital.
O aumento nos testes positivos para Covid-19 também são comprovados na rede privada de laboratórios. A taxa de positividade se aproxima de 30% apenas na capital, no período de 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro deste ano. Apesar do aumento dos casos, nesse período, o município não registrou óbitos pela doença e a taxa de ocupação de leitos para covid-19 gira em torno de 0,4%.
A chegada da variante Ômicron na capital fluminense pode ser a responsável pela rápida disseminação do coronavírus. A nova cepa é conhecida por ser menos letal, mas muito mais transmissível.
Até o momento, três pessoas foram confirmadas com a variante. Todas já curadas da doença. Os pacientes vieram do exterior, mas a transmissão comunitária já é realidade no Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde investiga outros 179 possíveis casos.
FLURONA TAMBÉM ESTÁ SOB O OLHAR DE ESPECIALISTAS
17 coinfecções de Covid-19 e Influenza A também estão sendo analisadas pela Saúde no município do Rio. Dois casos já foram confirmados pela Prefeitura. O primeiro registro foi de um adolescente de 16 anos, vacinado contra a Covid-19. Ele teve sintomas leves.
O Rio passou por uma epidemia de gripe no fim de 2021, mas registrou uma redução de 75% nos casos no início deste ano em comparação com dezembro. Cerca de três milhões de pessoas foram imunizadas contra o vírus na cidade. A campanha de vacinação será retorna no mês de Abril, já considerando a nova cepa da H3N2.
VACINAÇÃO INFANTIL PARA COVID-19
Em conversa à Band Rio, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, confirmou a vacinação para crianças entre 5 e 11 anos a partir do dia 16 de janeiro. Segundo ele, a previsão é de que o Ministério da Saúde envie doses no próximo dia 10.