O estado do Rio de Janeiro obteve o pior resultado da região Sudeste no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de 2022 (Ideb). Com o índice de 5,3, em uma escala de 0 a 10, o Rio ficou atrás de estados como São Paulo com 6,1, Minas Gerais com 5,9, e Espírito Santo com 5,8. Esses resultados são dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública.
O estado também teve o pior resultado do sudeste nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública: de 4,8 e 3,9, respectivamente, na mesma escala de 0 a 10. Criado em 2007, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com especialistas, os resultados da educação do Rio em 2021 podem ser ainda piores do que os divulgados pelo Ideb.
“O Ideb também destacou a taxa de participação dos alunos, ou seja, o número de alunos que realizou a prova. E as taxas foram menores no ano de 2021 do que nos anos anteriores. E essa queda, a gente pode presumir que temos o viés de seleção. Ou seja, uma parte dos alunos em situação de maior vulnerabilidade social não fizeram essa prova. Houve um impacto maior (da pandemia) para as crianças mais novas”, comentou Tiago Bartholo, professor da Pós-Graduação em Educação da UFRJ
O Rio foi o único estado do sudeste que não teve proficiência acima da média do país em matemática, em turmas a partir do quinto ano. Já em língua portuguesa, a média só foi atingida pelos estudantes do nono ano.
“As matérias que eu mais tive dificuldade foi inglês e português. Mas, como sempre tive a irmã do meu lado, ela me ajudou nas tarefas que tive dificuldade. Quando voltou o presencial, eu fiquei muito feliz e foi muito mais fácil para focar nos estudos”, falou João Paulo Silva, de 11 anos, que está no quinto ano de uma escola privada do Rio.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação disse que a avaliação do Ensino Médio, na rede estadual, voltou a crescer, passando de 3,5 para 3,9, em relação a 2019, indo da 20ª para a 14ª posição nacional.
Já a Secretaria Municipal de Educação do Rio, afirmou que os resultados são os primeiros a refletir os danos à aprendizagem durante o fechamento das escolas em 2020 e servem de ponto de partida, mas que, desde o início da atual gestão, a Secretaria retomou e fortaleceu o sistema de avaliações, produzindo avaliações diagnósticas periódicas capazes de identificar as necessidades específicas de cada um dos alunos da rede municipal, dando prioridade ao retorno às salas aos estudantes da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental.
*Sob supervisão de Natashi Franco