Band Rio

Segundo caso da Ômicron é confirmado no Rio

180 estão sob suspeita no município

Beatriz Duncan

Paciente veio dos Estados Unidos em dezembro
Paciente veio dos Estados Unidos em dezembro
Agência Brasil

O Rio de Janeiro confirma nesta segunda-feira (03) o segundo caso da variante Ômicron no município. A paciente é uma mulher brasileira de 23 anos que veio dos Estados Unidos no último dia 17 de dezembro. Ela está imunizada com as duas doses da vacina Moderna, mas  está sem a dose de reforço há mais de seis meses. O principal sintoma para diagnóstico foi amigdalite. A paciente já está curada.

A cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento no número de casos de Covid-19 depois da realização das festas de fim de ano. A taxa de positividade nos testes saiu de 0,7% para 9,6%. De acordo com especialistas, esse boom de contaminados já era esperado com a chegada da variante Ômicron no município.

“Ela é muito mais agressiva em termos de contaminação, disseminação, e aparenta ser um pouco menos agressiva em termos de quadro clínico. Exceto naquelas pessoas que não tenham a vacinação completada ou não tenham vacinação nenhuma. Os casos estão aumentando e a gente tem praticamente certeza de que eles vão aumentar”, explica o médico sanitarista Mario Dal Poz.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os novos registros do vírus não representam uma ineficácia da vacina. Ele reforça a necessidade de toda a população completar o esquema vacinal, incluindo a dose de reforço.