Seis grandes veleiros desfilaram pelas praias da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana, da Zona Sul, na manhã deste domingo (13). O evento marcou o início das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.
Entre 8 e 12 horas de ontem, as pessoas que passavam pela orla conseguiram as velas da Argentina, Brasil, Equador, Peru, Uruguai e um Navio-Patrulha da Colômbia. O desfile naval foi organizado pela Marinha Brasileira
"O evento está sendo um grande sucesso. Para nós é uma grande honra estarmos aqui com dois navios: a "Fragata Libertad” e veleiro “Bernardo Houssay”, da Prefeitura Naval da Argentina. Os navios da América Latina estão acompanhando as comemorações do Bicentenário do Brasil”, comentou o comandante da Marinha da Argentina, Almirante Jorge Wilson, que acompanhou ao desfile da Escola Naval.
O evento que começou neste domingo terá uma “Jornada Ecológica” nesta quarta-feira (16). Os tripulantes irão contribuir com a limpeza das águas (Regata Ecológica) e das praias (“Clean Up Day”) de Baía da Guanabara.
As atividades se encerrarão no dia 20 de fevereiro, com o Desfile Naval de despedida, quando os navios seguirão para o próximo destino, em Montevidéu, no Uruguai. Durante o evento náutico, ao longo de quatro meses, os navios veleiros visitarão importantes cidades e portos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Curaçao e México.