A 11° edição da Semana da Saúde Ricardo Boechat, maior ação de medicina preventiva do Brasil, começa nesta terça-feira (29) no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O evento vai oferecer diversos exames para a população de 8h às 16h, até o dia 01 de dezembro.
Durante os dias da ação, as mulheres poderão fazer mamografia, ultrassonografia mamária e transvaginal (com e sem doppler). Para fazer o exame, é necessário pedido médico (SUS ou particular), xerox da Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Os homens, vão poder fazer exame de PSA, consulta com urologista, coleta de sangue e participar de palestras. Para ser atendido, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.
“Todo aquele que tem histórico na família de câncer de próstata, ele precisa se preocupar mais precocemente. A partir dos 45 anos de idade, ele tem que procurar uma unidade de saúde com especialista, para que possa ser adequadamente investigado, avaliado, com exame da próstata e com a dosagem do PCA no sangue. E para aqueles que não têm histórico de câncer de próstata na família, ele deve procurar a partir dos 50 anos de idade”, explicou o médico Coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Ronaldo Damião.
No período da Semana da Saúde, a população também poderá fazer testes de hepatites B e C, sífilis, HIV, exames de dengue, zika e chikungunya, além de atendimento clínico dermatológico com a Vigilância. No total, serão distribuídas 250 senhas por dia. A ação reforça, também, a importância da doação de sangue, com um estande do Hemorio no local.
“Aqui é uma oportunidade ímpar, no Centro da cidade, fácil acesso, metrô, trem, ônibus, barca, tudo aqui ao lado, realmente, quem quiser doar, é chance, porque a gente precisa muito nesse momento”, disse o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, Rádio BandNews e TV Band e conta também com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.
“As pessoas vão se surpreender com a estrutura aqui montada, tudo muito organizado, eu diria que é um dia da saúde, as pessoas vão ter acesso a todo tipo de exames aqui, vão poder tirar suas dúvidas, vão ter acesso à palestras educativas", afirmou o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
A Venâncio e a Cruz Vermelha vão oferecer 500 senhas por dia para aferição de pressão e medição de glicose. A estação da Drogarias Venâncio também vai incluir a bioimpedância, avaliação da composição corporal. As quipes do Brasil sem Alergia, vão realizar 100 testes alérgicos por dia e 50 de espirometria (Teste de Capacidade Pulmonar).
*Sob supervisão de Natashi Franco