Band Rio

Semana da Saúde Ricardo Boechat incentiva doação de sangue em 11ª edição

Hemorio teve queda de 10% no estoque de bolsas por conta da pandemia

Beatriz Duncan (sob supervisão)

O evento acontece até amanhã (25) às 16h.
O evento acontece até amanhã (25) às 16h.
Reprodução/TV Band Rio

Com mais de dois mil atendimentos gerais feitos no primeiro dia de evento, a 11ª Semana da Saúde Ricardo Boechat retorna para um segundo dia, nesta quarta-feira (24) com cerca de 164 bolsas de sangue doadas para o Hemorio. Este é apenas um dos serviços que estão sendo oferecidos para a população carioca, no Centro do Rio, até a próxima quinta-feira (25), em uma parceria da Band, Bandnews FM e a Secretaria Estadual de Saúde.

O incentivo à doação de sangue vem em um momento necessário. Segundo dados do Hemorio, atualmente o estoque se encontra em estado crítico. Desde o início da pandemia, 10% do estoque foi perdido. Atualmente, o hemocentro conta com 72.044 bolsas de sangue. Cerca de 1.500 bolsas a mais do que o mesmo período no ano passado. Mas mesmo com essa crescente, o número ainda não é o necessário para cobrir o estoque.

“Esperamos um grande número de doações para que a gente possa entrar em dezembro com um estoque que nos permita passar o Natal e o ano novo com tranquilidade”, conta o diretor do Hemorio, Luiz Amorim. Ele explica ainda que várias ações foram feitas ao longo da pandemia para facilitar o processo de doação já que o Rio de Janeiro estava com medidas de isolamento social.

Cerca de quatro pacientes podem ser beneficiados por apenas uma só doação. Aqueles com sangue tipo O- podem beneficiar até oito pessoas, incluindo bebês recém nascidos.

COMO DOAR?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA DOAÇÃO?

O Hemorio além de ser um hemocentro, é um grande distribuidor de bolsas de sangue para hospitais do estado e do município do Rio de Janeiro. Sem essas doações voluntárias, cirurgias precisam ser canceladas, pacientes aguardam em listas de espera e estoques não são mantidos a longo prazo já que existe uma alta demanda pela transfusão de sangue.

Por conta da pandemia, o hemocentro sentiu uma queda no número de doações. De acordo com números divulgados pelo Hemorio, o ano de 2020 registrou cerca de quatro mil doações de bolsas a menos do que em 2019. Mas, com o retorno gradual do funcionamento da cidade, é importante procurar um ponto de doação e fazer sua parte.

COVID-19 X DOAÇÃO: POSSO CONTRIBUIR?

Se você foi contaminado com Covid-19, você pode doar mas, para isso, é preciso respeitar o intervalo de 30 dias depois do desaparecimento dos sintomas da doença. Quem teve a forma grave da doença, resultando em internações na UTI, deve esperar 1 ano antes de doar.

Aqueles que já se imunizaram contra o vírus também podem doar. O intervalo necessário entre a vacinação e a doação deve ser de 48h com a Coronavac e sete dias para as demais vacinas. Caso a pessoa tenha interesse, pode doar sangue primeiro e se vacinar imediatamente após.

Até amanhã, o carioca que quiser se vacinar e doar sangue pode realizar os dois serviços na Semana da Saúde, no Largo da Carioca, Centro do Rio, das 9h às 16h.