As tarifas de táxi devem ser reajustadas para o ano de 2022. A autorização foi feita pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Os novos valores serão publicados por uma resolução da SMTR no Diário Oficial do Município nos próximos dias e irão entrar em vigor ainda neste mês de janeiro.
Um estudo, que apura os insumos usados pelos taxistas será, o balizador do reajuste. Cálculos indicam que o valor ficará próximo da estimativa do IPCA para o ano de 2021.
O Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro (STAMRJ), informou que a categoria não quer o reajuste da tarifa em 2022. Segundo eles, a mudança não será benéfica para a categoria.
“Eu apoio a decisão da maioria da Categoria que represento, pois sou representante legal de classe, e o que eles decidem será o meu norte. Se a maioria decide que não, mas a prefeitura diz que sim, o que falar”, afirmou o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Taxistas Autônomos do Rio de Janeiro, Vagner Monteiro.
A STAMRJ também fez uma pesquisa nas ruas, nas redes sociais, e nas 3.900 malas diretas enviadas aos associados do sindicato, que mostrou que 61% dos motoristas de táxi são contra o reajuste e 39% a favor. Os taxistas tentam evitar o reajuste.
Mesmo com o impasse, a SMTR divulgou que os veículos serão obrigados a conter as tabelas com os novos preços afixadas no vidro lateral esquerdo para que os passageiros possam conferir o valor na hora de calcular o preço da viagem. Além disso, as tabelas também estarão disponíveis no site da SMTR, após a publicação dos novos valores.