Band Rio

Tiroteio no Morro dos Macacos chega ao quinto dia

Confronto afeta funcionamento de serviços essenciais na região

Pedro Cardoni*

Os criminosos invasores pertencem a uma facção criminosa rival
Os criminosos invasores pertencem a uma facção criminosa rival
Reprodução

Nove escolas e duas unidades de saúde estão fechadas por conta da violência no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O confronto entre os traficantes da região começou na última quarta-feira (11).

As unidades escolares estão funcionando apenas remotamente para preservar a segurança dos funcionários e dos estudantes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Clínica da Família Recanto do Trovador e o Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella estão com o funcionamento comprometido e operando internamente, mas sem prestar atendimento ao público.

O policiamento foi reforçado em Vila Isabel, na Rua Torres Homem com Rua Souza Franco e na Rua Visconde de Santa Isabel, nos acessos ao Morro dos Macacos.

GUERRA NO MORRO DOS MACACOS

O tiroteio teve início quando traficantes do Morro São João, no Engenho Novo, na Zona Norte, invadiram a comunidade vizinha, o Morro dos Macacos, na última quarta-feira (11). Os criminosos que dominam o Morro dos Macacos pertencem a facção Terceiro Comando Puro (TPC), enquanto o Morro São João é comandado pelo Comando Vermelho (CV).

Nesta segunda-feira (16), o tiroteio chegou ao quinto dia e continua impactando a vida dos moradores. Nas redes socais, moradores do morro registraram uma intensa troca de tiros entre os bandidos.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco