A Região Metropolitana está enfrentando uma epidemia de gripe causada pela cepa H3N2 Darwin do vírus Influenza A, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio. A área abrange, além da capital fluminense, todos os municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, a segunda cidade mais populosa do Rio.
No interior do estado, não existem informações sobre aumento de casos de síndrome gripal, segundo o comunicado. Além disso, Cada prefeitura tem autonomia para reconhecer a situação ou não.
O estoque de vacinas contra a doença acabou em cidades como Duque de Caxias, Armação de Búzios e Rio das Ostras. Em Niterói, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita e Macaé o estoque já está perto do fim. Os municípios afirmaram que esperam a entrega de novas remessas do imunizante.
A compra de novas remessas da vacina contra a doença já foi autorizada, pelo governador do Rio, Cláudio Castro.
A Secretaria Municipal de Saúde, informou, através de nota, no início da semana que a cobertura vacinal do público-alvo da Influenza que são: idosos, gestantes e puérperas, crianças de seis a 5 anos e profissionais da saúde, no Município do Rio, está em 60,6% e que o total de imunizados desde o início da campanha passa de 2,5 milhões de pessoas.