Band Rio

Tragédia em Petrópolis acontece 11 anos depois desastre na Região Serrana

Em 2011, mais de 900 pessoas morreram por conta das chuvas na região

Por Beatriz Duncan

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam, neste momento, na busca por desaparecidos
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam, neste momento, na busca por desaparecidos
Reprodução

O cenário de tragédia se repete em Petrópolis, 11 anos depois do maior desastre climático do país em janeiro de 2011. Com mais de 900 vítimas, algumas desaparecidas até hoje, a destruição daquele mês marcou o Brasil. As chuvas fortes, os deslizamentos e alagamentos deixaram mais de 30 mil de famílias em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo desabrigadas.

Nesta última década, o Governo do Estado afirmou ter investido mais de R$1 bilhão em infraestrutra e recuperação. Pelo menos dez obras foram anunciadas, no ano passado, para contenção de encostas e a construção de um reservatório para as águas da chuva. Mesmo assim, a situação de Petrópolis é preocupante.

“A chuva que caiu ontem é equivalente ao que aconteceu em 2011, na Região Serrana. Teresópolis, que (na época) registrou a maior chuva, teve 281 mm em oito horas, enquanto em Petrópolis, em quatro horas, foram 221 mm. Ou seja, na metade do tempo, já tinha chovido mais do que 2/3. A chuva foi mais intensa”, conta o especialista em Drenagem Urbana e professor da Escola Politécnica da UFRJ, Matheus Martins.

Martins explica ainda que uma das principais diferenças entre os dois eventos é a concentração dos pontos de chuva. Enquanto há 11 anos toda a Região Serrana foi atingida, desta vez o temporal atingiu apenas a região do Centro de Petrópolis. “Talvez a restrição geográfica diminua o tamanho total desta tragédia porque ela foi mais concentrada em um local só”, completa.

CONSTRUÇÕES IRREGULARES

Ainda segundo o especialista, existe uma tendência de que, ao longo dos anos, as áreas de risco estejam cada vez mais ocupadas, de acordo com o crescimento urbano do município. E com chuvas de grande porte, como a de ontem (15), é preciso tentar desocupar essas áreas, com antecedência e planejamento prévio.

Todas as sirenes de alerta foram acionadas durante a noite. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam, neste momento, na busca por desaparecidos em todo o município de Petrópolis.

Tópicos relacionados