A criação de vagas de emprego no setor de turismo cresceu em março deste ano. Quase 22 mil novas oportunidades foram oferecidas no país, o que equivale a uma em cada dez vagas no Brasil, segundo dados do Novo Caged.
Os principais segmentos que impulsionaram esse aumento foram o de alojamento e de alimentação, responsáveis por mais da metade dos empregos (11.313). Logo em seguida, o setor rodoviário, que empregou quase 6 mil pessoas.
Das quase 22 mil vagas, 65% se concentram no sudeste do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a região deve fechar 2023 em alta superior a 50%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2022, o IBGE apontou um avanço de 29,9% nas atividades turísticas em relação a 2021. Segundo a Confederação Nacional de Comércio (CNC), o aumento está relacionado com o período pandêmico, com R$ 539 bilhões em perdas de faturamento desde o início da crise sanitária.
A expectativa, ainda segundo a CNC, é de que o processo de recuperação dos prejuízos comece gradualmente. Rio de Janeiro e São Paulo concentram mais da metade das perdas acumuladas no cenário nacional, com um percentual de 61%.
E o aumento na geração de empregos para o turismo já influencia as empresas: a CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, oferece 315 vagas para todas as regiões do Brasil, nas áreas de Vendas, Produtos e nos departamentos Jurídico, de Marketing e de Tecnologia. Para as lojas, as oportunidades são para cargos de vendedor, supervisor e gerente.
Quase metade das vagas é oferecida para a região Sudeste.
*Sob supervisão de Danillo Carneiro