Buscando solucionar a crise financeira do Centro Universitário de Barra Mansa, no Sul Fluminense do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade, junto com a Universidade de Vassouras, da mesma região, implementaram uma proposta de gestão para solucionar os problemas da instituição.
O prefeito Rodrigo Drable intermediou na noite desta quinta-feira (8), uma reunião entre representantes do Centro Universitário de Barra Mansa e da Universidade de Vassouras. A reunião teve o objetivo de firmar uma parceria entre as instituições de ensino, além de selar o apoio do governo municipal para garantir o andamento das atividades na UBM.
O encontro aconteceu no auditório do centro universitário. Serão investidos cerca de 5 milhões de reais na UBM. O objetivo dessa ajuda é pagar os salários em atraso dos funcionários do local e ajudar na reestruturação da Universidade.
O Centro Universitário tem 430 funcionários e mais de 180 professores, todos estão sem receber há mais de cinco meses. A proposta de gestão pelo o Grupo de Trabalho Conjunto está entre as apresentadas pelo governo municipal de Barra Mansa para dar fim à crise financeira enfrentada pelo UBM. As metas apresentadas durante a reunião são: a criação de um grupo de trabalho, a implementação de um modelo administrativo e o investimento em dinheiro.
Em meio a todo esse processo, os mais afetados são os 2.800 alunos de cursos presenciais e à distância que estão sem aula.
“Precisamos que as aulas voltem imediatamente, estancando a evasão dos alunos e retomando o faturamento das mensalidades. O pagamento dos salários em atraso foi o objeto do nosso trabalho dos últimos dias, e o caminho está definido. O UBM é mais que um Centro Universitário; é um capítulo importante da história da cidade, que não será abandonado. Nosso papel foi de harmonização dos interesses dos envolvidos e encontramos na Universidade de Vassouras um grande parceiro, que inclusive, ao fim da avaliação poderá incorporar a instituição UBM e viabilizar o curso de medicina para a unidade”, destacou o prefeito Rodrigo Drable.
Após a reunião, O sindicato dos professores do Sul Fluminense, fez uma assembleia, no bairro de Aterrado, em Volta Redonda, para votar no projeto divulgado. Se os professores entrarem em consenso, as aulas do Centro Universitário e do Colégio de Barra Mansa poderão voltar nesta segunda-feira (12).