Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis é preso no Rio

Até o momento, 9 pessoas foram presas pela Polícia Federal acusadas de fazer parte de uma milícia

Pedro Cardoni (sob supervisão de Natashi Franco)

19 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos Reprodução/Polícia Federal
19 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos
Reprodução/Polícia Federal

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis foi preso em operação da Polícia Federal contra a milícia na Baixada Fluminense, nesta quinta-feira (10). Mauro Rogério Nascimento, conhecido como "Maurinho do Paiol", é apontado como líder da milícia que atua em Nilópolis e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e em Anchieta, na capital.

A justiça expediu 19 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a organização criminosa. Até o momento, 9 pessoas foram presas.

Entre os demais envolvidos estão quatro policiais militares, que já tiveram o afastamento do cargo pedido por decisão da Vara de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Segundo as investigações, a milícia atua na região pela imposição da força, praticando homicídios e extorsões a comerciantes locais. Além disso, a organização criminosa explora serviços ilegais na região, como o "gatonet", a venda de gás de botijão, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre os pontos de mototáxi.