Moradores denunciam que pelo menos seis gatos foram mortos por três cães da raça pitbull nas redondezas da Rua Pirauá, em Cosmos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com as testemunhas, os tutores permitem que os animais circulem sem focinheira e deixam os portões da casa abertos.
No último ataque, uma gata de 14 anos foi morta por dois pitbulls e depois foi carregada pelos animais pelas extremidades. O caso ocorreu no último domingo (28) e foi filmado por testemunhas.
Segundo a tutora da gata, no carro onde a felina foi atacada também estavam presentes uma criança de 1 ano e meio e uma idosa com problemas de locomoção.
De acordo com a ONG Bichinho Feliz, os tutores dos cachorros estão agindo de forma irresponsável e contra a lei. A instituição afirma que a circulação dos animais sem focinheira coloca em risco idosos, crianças e outros animais.
"A raça pitbull não é obrigatoriamente uma raça agressiva, porém existe a lei que obriga que os tutores dessa raça conduzam esses animais em via pública com focinheira e com enforcador justamente para que incidentes como esse não aconteçam", alertou Gláucia Rafael, porta-voz da ONG Bichinho Feliz.
Os depoimentos dos tutores dos pitbulls e de outras vítimas vão ser ouvidos na próxima sexta-feira (29). O caso está sendo investigado pela Delegacia de Campo Grande.
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco