Uma vitrine brasileira de dança contemporânea começou nesta quarta-feira (3), no Teatro Prudential, na Glória. O evento vai até domingo (7) e acontece às 15h30 nos dias 4, 5 e 6 e às 18h30 no domingo.
O festival “Dança em Trânsito” lançou a iniciativa para que companhias de todo o país possam se apresentar diante de representantes, diretores ou curadores de festivais internacionais de dança contemporânea, como Anna Arthur, diretora administrativa da Aerowaves, no Reino Unido; Tiphane Dangauthier, presidente da associação Essonne Dance, em Paris, além de representantes da Itália, Coreia do Sul, Canadá e República Tcheca.
“No Rio, a gente tem esse foco na vitrine brasileira da dança contemporânea porque tem companhias de diversos estados do Brasil participando e uma gama de programadores que vão assistir à essas companhias com o intuito de intercâmbio”, comentou Flávia Tápias, diretora artística do festival.
A oportunidade inclui a residência Ateliê de Escrita sobre a Dança, com encontros orientados pelas facilitadoras convidadas – a jornalista, crítica de dança e escritora francesa Rosita Boisseau, e a brasileira Ana Teixeira, artista, pesquisadora e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP).
O festival Dança em Trânsito completa 20 anos com uma edição comemorativa que se estende por mais de três meses, percorrendo todas as regiões do país, incluindo uma parada em Paris no mês de setembro.
“O festival está chegando nessa primeira semana de agosto no Teatro Prudential com diversas companhias nacionais dentro da vitrine brasileira da dança contemporânea, com companhias internacionais também, com oficinas gratuitas e residência de criação. São muitas atividades que o público pode participar do Dança em Trânsito além de assistir os espetáculos. Então, eu convido para estar junto conosco e celebrar esse momento de 20 anos do festival de dança no Brasil”, disse Flávia Tápias.
Além das apresentações no Teatro Prudential, também irá ocorrer um evento de encerramento no domingo (7), na região da Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, entre 10h30 e 16h.
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco