A volta às aulas é sempre um momento de euforia para os pequenos e para os pais. E a alimentação é um dos pontos principais para o bem-estar da criança, que está em processo de crescimento.
A chef de cozinha e mãe de duas pequenas, Marina Linberger, explicou como rechear as lancheiras com opções saudáveis e práticas para os pequenos.
"Os lanches são de extrema importância para fornecer nutrientes aos pequenos, além de organizar as janelas de alimentação das crianças", contou.
Nos últimos anos, vídeos de mães organizando essas marmitas para os filhos têm chamado a atenção da internet. Mas nem todos os pais têm o tempo para preparar receitas criativas e complexas, que não oferecem praticidade nesse período de volta às aulas.
"Por isso, os pais precisam se atentar para alguns detalhes, como o fato da lancheira ser em um recipiente comum ou térmico, porque isso faz toda diferença na hora de pensar no tipo de alimento que será preparado. São detalhes que ajudam muito na rotina dos adultos e das crianças", continuou Linberger.
Marina Linberger também está à frente do programa "Cozinha de Gente Moderna", no YouTube e no canal Sabor e Arte. Ela deu dicas sobre como otimizar refeições na rotina familiar, que podem auxiliar os pais no preparo das lancheiras para a volta às aulas.
Ela explicou que é importante pensar em um ingrediente de cada grupo alimentar na lancheira: líquido, carboidratos e proteínas. Para ela, também é sempre importante ter lanches que durem a semana ou deixá-los pré-prontos.
"Uma dica é conversar com as crianças e fazer uma lista de tudo que elas gostam de comer. Tenha sempre na manga opções saudáveis, para estimular boas trocas, porque certamente eles vão pedir bolacha recheada e salgadinho todo dia. Liste pelo menos 10 opções e vá mesclando o envio delas na lancheira", orientou Marina.
*Sob supervisão de Helena Vieira