Covid-19: especialista revela mitos e verdades da higienização de alimentos

Da Redação, com Melhor da Tarde

O Melhor da Tarde recebeu nesta quinta-feira, 4, o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria. Durante o programa, ele ensinou – dentre outras coisas – como higienizar corretamente os alimentos. 

“A falta de informação é terrível, mas o excesso de informação pode ser pior ainda”, disse. O especialista garantiu que não é preciso deixar alimentos embalados de quarentena para evitar contaminação pelo novo coronavírus. 

“O saquinho não fez nada de ruim, não precisa deixar ele de castigo por três dias”, brincou. “Você vai pegar uma solução com um litro de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente. Espirrar essa solução e limpar com um pano”, contou. 

A “solução mágica do Dr. Bactéria” serve para limpar além de alimentos outros itens como o carro, chão de casa, banheiro, dentre outras coisas. Sobre alimentos sem embalagem, o especialista também ofereceu uma solução bem simples. 

“As hortaliças e frutas você coloca na geladeira, sem lavar, por pelo menos duas horas. A única que você não coloca na geladeira é a banana, porque ela escurece”, disse. A diferença de temperatura na hora de lavar vai impedir que os vegetais absorvam a água.

Para limpá-las, você vai passar as hortaliças e frutas em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária. Deixe por até 10 minutos. Passe na água e está pronto para consumir. A única exceção é a banana, que basta lavar em água corrente.