Agro

O Rancho Fundo da novela existe mesmo? E onde fica?

Em algumas regiões, rancho é sinônimo de propriedade rural; entenda por que Rancho Fundo é um clássico

Viviane Taguchi

Rancho Fundo existe de verdade? Entenda como o termo se tornou clássico
Rancho Fundo existe de verdade? Entenda como o termo se tornou clássico
Wenderson Araújo/Trilux

“No rancho fundo, bem pra lá do fim do mundo, onde a dor e a saudade, contam coisas da cidade...”. O termo Rancho Fundo, mais uma vez, volta para a televisão brasileira e para a rotina dos telespectadores que adoram uma novela. Estreou ontem na Rede Globo a nova novela das seis, Rancho Fundo, uma história que se passa no sertão nordestino e mostra a saga de mulheres garimpeiras em busca de pedras preciosas e a luta pela independência feminina. Mas, afinal, será que o Rancho Fundo existe de verdade e onde fica este lugar? 

Rancho Fundo, na verdade, é o título de uma música bastante antiga e que se tornou um clássico brasileiro, já tendo sido utilizada como trilha sonora para diversas novelas. A canção já foi regravada por mais de 35 artistas, em diversos gêneros musicais, mas predominantemente, no sertanejo.

Trata-se de uma samba-canção, que foi composta em 1930 por J.Carlos com a melodia de Ary Barroso. A música, porém, tinha outro título, Grota Funda, e foi criada para animar uma peça de teatro no Rio de Janeiro. Lamartine Babo escutou a canção e ficou encantando pela melodia, e foi aí que ele teve a ideia de modificar um pouco a letra original e criou o Rancho Fundo com a mesma melodia de Ary Barroso.

J.Carlos e Lamartine Babo brigaram feio por causa disso, mas no final, se entenderam e a música começou a ser gravada por grandes nomes da Era do Rádio.

A canção foi gravada por mais de 30 artistas ao longo das décadas. A cantora de rádio gaúcha Elisa Coelho foi a primeira a interpretar os versos, em 1931, mas nomes como Jards Macalé, João Gilberto, Nelson Gonçalves, Chitãozinho & Xororó, Emilio Santiago, Paula Fernandes, Almir Sater e a dupla César Menotti e Fabiano também gravaram o sucesso.

Em 1989, Rancho Fundo se tornou um sucesso nacional ao entrar para a trilha sonora da novela Tieta, interpretada por Chitãozinho & Xororó. 

Rancho Fundo é um lugar?

Após o sucesso da música, inúmeras propriedades rurais e estabelecimentos comerciais adotaram o nome Rancho Fundo, mas não se trata de um lugar específico, cidade ou distrito. Relatos antigos apontam que Lamartine Babo reescreveu a música inspirado em uma propriedade rural localizada em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira (SP). Lamartine estaria passando uns dias na região, para um tratamento médico, e compôs Rancho Fundo, um relato melancólico sobre a vida de um agricultor que vivia no alto da montanha.

Em alguns lugares do Brasil, ranchos são considerados um tipo de propriedade rural, semelhante a um sítio. No interior de São Paulo, o termo é usado para denominar propriedades mais luxuosas, com barcos e estrutura para pesca esportiva. Já no dicionário, a palavra rancho pode significar um grupo de pessoas e ‘fazer um rancho’ é referente a alimentação. 

Tópicos relacionados