A baixa taxa de vacinação contra a gripe entre as crianças e gestantes tem preocupado a Secretaria de Saúde de Campinas (SP). Um levantamento, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira (11), aponta que apenas 14% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos foram imunizadas. Já as gestantes, aparece com 20% de cobertura. A meta do Ministério da Saúde é 90%.
O grupo que mais procurou pela vacina foi o dos idosos, com cobertura de 53%; seguido pelas puérperas (mulheres que tiverem bebê recentemente), com 36%. Os trabalhadores da saúde têm 33% de cobertura. Ainda assim, esses grupos estão longe da cobertura ideal de 90%.
As vacinas estão disponíveis para o público-alvo (confira abaixo) em todos os centros de saúde até 31 de maio. Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.
Até o momento, foram aplicadas 141.167 doses na população desde o início da campanha. O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.
Público-alvo
- Idosos a partir de 60 anos;
- Crianças de seis meses a cinco anos;
- População indígena
- Pessoas com comorbidades;
- Gestantes,
- Puérperas,
- Professores,
- Caminhoneiros;
- Quilombolas,
- Profissionais das Forças Armadas,
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento,
- Trabalhadores da saúde (inclusive os que atuam em cuidados domiciliares e aqueles que trabalham nos serviços, mas não prestam serviços diretos de assistência à saúde das pessoas, como, por exemplo, recepcionistas e seguranças),
É preciso apresentar documento que comprove o trabalho nas áreas.