Band Multi

Governo de SP anuncia mais 60 vagas de hemodiálise em Campinas

As vagas serão abertas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp

Por Rafaela Oliveira

As vagas serão abertas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp
As vagas serão abertas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp
Divulgação/Ministério da Saúde

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) que a oferta da hemodiálise em Campinas (SP) será ampliada com 60 vagas. Dessas, 20 serão oferecidas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp nos próximos dias e as outras 40 serão oferecidas num terceiro turno de hemodiálise que será criado no HC. 

O que é a hemodiálise? 

A hemodiálise consiste num procedimento pelo qual uma máquina filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. A perda grave da função renal resulta no acúmulo de resíduos metabólicos no sangue em níveis mais altos, eleva a pressão arterial, provoca lesão em nervos e músculos, podendo causar espasmos e fraqueza muscular, cãibra e dor. 

O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Assim, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. 

Alta demanda por hemodiálise 

A média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6 antes da pandemia de covid-19. Já de janeiro a outubro de 2023, este indicador aumentou para 28,5 – ou seja, quase dobrou.  

O SUS Municipal dispõe de 253 cadeiras por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa. Todas estão ocupadas.

Diante deste contexto, a prefeitura afirma que a alternativa é a internação no período de espera. Nesta quarta há 18 pacientes nesta situação, sendo quatro deles de fora de Campinas, e há 16 em casa aguardando oferta ambulatorial. 

“A consequência desta limitação é também a pressão por atendimentos em hospitais da Rede Mário Gatti, voltados aos casos de média e alta complexidade”, esclarece a prefeitura.

Crise na saúde: Campinas pede ajuda em outras demandas ao Governo de SP

O anúncio sobre o aumento da oferta da hemodiálise em Campinas (SP) ocorreu após uma reunião entre o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), e o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva. Essa não foi a única solicitação.

A Prefeitura de Campinas também pediu ao estado a disponibilização de vagas de hemodiálise em hospitais de Mogi Mirim (SP) e Itapira (SP) para absorver as necessidades de outros municípios da região. Todavia, ainda cabe análise por parte do estado. 

Ainda, o executivo municipal solicitou o aumento de UTIs neonatais e pediátricas na região de Campinas, considerando-se a sazonalidade das doenças respiratórias. Com a chegada do outono, as unidades de saúde começaram a receber crianças com sintomas.

Tópicos relacionados