Band Multi

Governo de SP anuncia mais 60 vagas de hemodiálise em Campinas

As vagas serão abertas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp

Por Rafaela Oliveira

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
As vagas serão abertas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp
Divulgação/Ministério da Saúde

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) que a oferta da hemodiálise em Campinas (SP) será ampliada com 60 vagas. Dessas, 20 serão oferecidas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp nos próximos dias e as outras 40 serão oferecidas num terceiro turno de hemodiálise que será criado no HC. 

O que é a hemodiálise? 

A hemodiálise consiste num procedimento pelo qual uma máquina filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. A perda grave da função renal resulta no acúmulo de resíduos metabólicos no sangue em níveis mais altos, eleva a pressão arterial, provoca lesão em nervos e músculos, podendo causar espasmos e fraqueza muscular, cãibra e dor. 

O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Assim, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave. 

Alta demanda por hemodiálise 

A média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6 antes da pandemia de covid-19. Já de janeiro a outubro de 2023, este indicador aumentou para 28,5 – ou seja, quase dobrou.  

O SUS Municipal dispõe de 253 cadeiras por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa. Todas estão ocupadas.

Diante deste contexto, a prefeitura afirma que a alternativa é a internação no período de espera. Nesta quarta há 18 pacientes nesta situação, sendo quatro deles de fora de Campinas, e há 16 em casa aguardando oferta ambulatorial. 

“A consequência desta limitação é também a pressão por atendimentos em hospitais da Rede Mário Gatti, voltados aos casos de média e alta complexidade”, esclarece a prefeitura.

Crise na saúde: Campinas pede ajuda em outras demandas ao Governo de SP

O anúncio sobre o aumento da oferta da hemodiálise em Campinas (SP) ocorreu após uma reunião entre o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), e o secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva. Essa não foi a única solicitação.

A Prefeitura de Campinas também pediu ao estado a disponibilização de vagas de hemodiálise em hospitais de Mogi Mirim (SP) e Itapira (SP) para absorver as necessidades de outros municípios da região. Todavia, ainda cabe análise por parte do estado. 

Ainda, o executivo municipal solicitou o aumento de UTIs neonatais e pediátricas na região de Campinas, considerando-se a sazonalidade das doenças respiratórias. Com a chegada do outono, as unidades de saúde começaram a receber crianças com sintomas.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.