As equipes do programa “HumanizAção” já realizaram, em Sorocaba, desde o início de 2022, 7.734 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram mais de seis mil oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).
O “HumanizAção” atua na cidade desde 2021 de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria da Cidadania (Secid), contando ainda com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que integra a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
O secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, e o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, falam mais sobre o programa:
A população pode colaborar com a ação, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636 (24h por dia) ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Salvamento
Entre as atuações das esquipes, o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, destaca um resgate de um pai e um filho nesta semana, com a presença de guardas municipais e a equipe do programa “HumanizAção”. O salvamento foi no rio Sorocaba, no início da madrugada de quarta-feira (12/10).
O jovem, de 18 anos de idade estava tido como desaparecido desde o último dia 8. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional para receber os primeiros cuidados. O pai dele tinha se jogado no rio, na tentativa de salvar o filho.
A ocorrência, contudo, teve início na noite anterior, por volta das 23h10, quando uma equipe do “Humanização”, durante trabalho de abordagem social a pessoas em situação de rua, foi averiguar uma informação sobre pessoa em situação de rua no bairro de Santa Rosália. A família já tinha relatado o caso ao SOS.O pai foi contatado e acompanhou a equipe nas buscas.
Os envolvidos foram mantidos nas margem do rio até a chegada da ambulância do Samu, que conduziu o rapaz até o pronto-socorro do Hospital Regional. O Corpo de Bombeiros também deu apoio à ação.
O secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro comenta sobre o atendimento da Guarda Civil Municipal:
Imagens: Ricardo Cavalcanti e Eduardo Bartels
Edição: Eduardo Bartels