O fim de semana promete muita diversão na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Estão previstos diversos shows musicais e abertura de atividades de Natal.
As atrações são variadas e incluem opções pagas e gratuitas, para diversas idades.
Confira as dicas da nossa agenda cultural!
SEXTA-FEIRA (1)
Parada de Natal | Santo Antônio do Pinhal
A primeira Parada de Natal em Santo Antônio do Pinhal acontece nesta sexta-feira (1), às 20h. A atividade conta com a chegada do Papai Noel.
O desfile vai passar pelas ruas da região central. Depois o Bom Velhinho ainda vai receber as crianças na sua morada construída na Praça do Artesão, um espaço cheio de luzes e encantador.
A decoração é toda artesanal, feita pelos voluntários do Fundo Social de Solidariedade do município.
Uma outra Parada de Natal também está prevista para o dia 17/12 (domingo), às 19h, novamente pelas ruas da região central.
SÁBADO (2)
Raça Negra | São José dos Campos
Um dos grupos mais tradicionais de samba e pagode do país se apresenta na Farma Conde Arena, em São José dos Campos, neste sábado (2). O show promete uma noite repleta de emoções e grandes sucessos.
O repertório do grupo atravessa gerações e inclui clássicos como “Cheia de Manias”, “Deus me Livre” e “É Tarde Demais”.
Os ingressos custam a partir de R$ 78,40 (pista – 2º lote) e podem ser adquiridos na plataforma App Ticket.
Ivan Lins e Banda | Ilhabela
O Teatro de Vermelhos apresenta Ivan Lins neste sábado (2), às 20h30.
Apresentado pela primeira vez no litoral norte, o show “A Gente Merece Ser Feliz” fala do seu amor pela vida, pelo país, pela família e pelas pessoas que o inspiraram durante mais de 50 anos de carreira.
Ivan agradece e presenteia o público, que o acompanha há tantos anos, com um espetáculo repleto de grandes sucessos, para serem cantados em alto e bom som. Para lavar a alma!
Os ingressos estão à venda no site do Teatro de Vermelhos.
Turnê de Marcelo Bratke e Camerata Brasil | Campos do Jordão
O projeto "Marcelo Bratke e Camerata Brasil - Clássicos Brasileiros” pretende revelar ao público o nosso país que foi idealizado por eles em uma série de 10 concertos públicos e 10 concertos didáticos gratuitos em 10 cidades brasileiras. O projeto tem como objetivo trazer os clássicos que todo o brasileiro deveria conhecer.
Marcelo Bratke criou a Camerata Brasil em 2007, em Vitória, no Espírito Santo. A ideia era formar jovens sem a fronteira que separa a música clássica da música popular. Através da arte, ele passou a pensar no desenvolvimento social e a dar oportunidades para que os estudantes tivessem uma chance de aprimoramento profissional a partir de regiões vulneráveis.
Neste sábado (2), o espetáculo vai até Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro, localizado na Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Às 15h, o grupo realiza um ensaio aberto. O concerto acontece às 20h.
As reservas são gratuitas e podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.
Abertura do Ciclo de Natal | São José dos Campos
O Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, abre neste sábado (2) o Ciclo do Natal com uma programação especial que promete encantar públicos de diferentes as gerações.
Além da inauguração da tradicional iluminação do Parque, será aberta para visitação a exposição “O papel e a presença do Divino em suas manifestações”, de Eunice Coppi.
Na mostra, a artista apresenta a sua visão sobre o Natal e manifestações culturais religiosas, como o Encontro das Bandeiras na Folia de Reis e a Procissão de São Benedito, a partir de personagens confeccionados com a técnica de papel em goma, típica do Vale do Paraíba.
A programação do Parque também contará com uma edição especial das Feirinhas de Artes e de Livregrafia, com diversas opções de presentes.
Às 19h30, acontece ainda um Recital de Natal, com Mere Oliveira e Daniel Cristiano Santos.
DOMINGO (3)
Abertura do Presépio | Museu do Folclore de São José dos Campos
O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos será aberto no dia 3 de dezembro, as 13h30, marcando o início do Ciclo de Natal. Participarão da manifestação 4 Folias de Reis. Na mesma data, o museu completará 26 anos de criação e instalação no Parque da Cidade.
Participarão da abertura do presépio os seguintes grupos: Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Cia de Reis Esplendor do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).
As manifestações das Folias de Reis, em torno do presépio do Museu do Folclore, durante o Ciclo de Natal, acontecem desde 1997 e fazem parte da programação anual de atividades.