Após aprovação de projetos, Esporte Clube Hepacaré ganhará nova sede em Lorena

Além da sede, o tradicional time lorenense trabalha para colocar em prática a construção de um novo estádio

VICTOR FRANQUEIRA (UNIFATEA)

Marcado por um passado de muito orgulho para os cidadãos lorenenses, o Esporte Clube Hepacaré pode retornar com as atividades futebolísticas. Isso porque os novos dirigentes do clube, em parceria com os alunos do curso de arquitetura do Unifatea, instituição de ensino superior em Lorena, estão trabalhando em um projeto para a construção de uma nova sede para o clube, juntamente com um novo campo de futebol.

A concretização do plano de formação de novas instalações para o time local, se deu após a compra de um terreno com 31.403,40² localizado próximo ao Eco Valle Shopping, na entrada da cidade.

A ideia foi concebida após a procura por parte da gestão do Hepacaré, aos responsáveis pelo curso de arquitetura da faculdade salesiana. Assim, foi realizado um concurso com os universitários por meio do Projeto Integrador, matéria da grade curricular do centro universitário, onde houve a divisão de oito grupos para a formação de ideias em um estudo preliminar.

Dentre os conjuntos, o grupo 5 foi o que obteve maior destaque e ganhou a primeira colocação, mas as outras equipes que ficaram em segundo e terceiro lugar, também atenderam as demandas do que queriam os dirigentes, e terão os seus propósitos colocados no projeto definitivo que vem a ser desenvolvido pela empresa júnior da Unifatea.

De acordo com Jonathan Cruz, estudante de arquitetura, falou dos desafios que foram organizar as ideias no papel: “Foi bem desafiador fazer parte do mini concurso, porque ele juntou vários alunos de diferentes turmas em um só grupo”, disse o universitário.

A concepção de recomeço para um clube tão tradicional, é motivo de orgulho para Sebastião Fernandes, atual presidente do clube: “É muito emocionante de saber que a gente tá conseguindo algo que tava praticamente jogado fora, esquecido”, pontuou.

O Esporte Clube Hepacaré foi inaugurado em 7 de setembro de 1914. O time local teve bastantes êxitos ao disputar dez edições da série A3 do Campeonato Paulista e duas edições da Série A2 do torneio estadual. Na década de 40, teve em seu plantel de jogadores, o Dondinho, pai de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Depois de não conseguir arcar com as despesas, o Hepacaré se licenciou das competições oficiais, e foi atuando somente pelo futebol amador durante alguns anos. Em 2011, por dívidas acumuladas, o time de Lorena entrou em falência, indo a leilão. A antiga sede do clube foi arrematada, e hoje é um supermercado.

Parceria entre Band Vale e Unifatea

Essa matéria foi feita por alunos da Unifatea, em uma parceria com a Band Vale. O objetivo da parceira é permitir que os alunos produzam reportagens e tragam mais visibilidade para região do Vale Histórico, por meio de conteúdos jornalísticos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais