Após fim do layoff, Avibras anuncia licença remunerada para funcionários

Trabalhadores estão em greve há mais de um ano e meio

Redação Band Vale

Após fim do layoff, Avibras anuncia licença remunerada para funcionários
Após fim do layoff, Avibras anuncia licença remunerada para funcionários
Reprodução

Após o fim do contrato de layoff, a Avibras anunciou na tarde desta segunda-feira (3), licença remunerada para 420 funcionários, em Jacareí. O pagamento será feito por tempo indeterminado.

Na última sexta-feira (31), foi encerrado o prazo da suspensão temporária do contrato de trabalho, e quem estava de layoff entrou em licença remunerada. Essa mudança já estava previsto em acordo com a empresa e o Sindicato da categoria. 

Os trabalhadores da unidade de Jacareí estão em greve há mais de um ano e meio. A paralisação começou em setembro de 2022, devido a sucessivos atrasos nos salários. 

Protesto contra salários atrasados

No dia 14 de março deste ano, os trabalhadores da Avibras realizaram um protesto contra os atrasos de salários, em Jacareí. De acordo com o sindicato dos metalúrgicos, os funcionários estão sem receber salário há quase 12 meses.

Cerca de 150 trabalhadores ocuparam o pátio da empresa durante a manhã daquela quinta-feira (14). Segundo o Sindicato, a decisão foi tomada após a fábrica se recusar a abrir os portões para os metalúrgicos realizarem uma assembleia. 

Os trabalhadores estão em greve há um ano e meio. A paralisação começou em setembro de 2022, devido a sucessivos atrasos nos salários. O sindicato informa que quer uma decisão sobre a situação do pagamento dos salários atrasados

Demissões 

Em 18 de março de 2022, a empresa demitiu cerca de 400 trabalhadores na fábrica em Jacareí. Naquele momento, de acordo com o sindicato, as demissões ocorreram antes que houvesse qualquer negociação entre a empresa e a categoria. 

A empresa alegou que tomou ações de reestruturação, “mantendo as atividades essenciais para o cumprimento dos compromissos contratuais assumidos junto aos seus clientes”.

Pouco tempo depois, a Justiça do Trabalho acatou um pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que determinava que a Avibras reencontrasse os mais de 400 funcionários demitidos em março daquele ano. Após a readmissão e algumas greves, a empresa colocou os funcionários em layoff. 

Mais notícias

Carregar mais