A Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) realizou uma vistoria nos sistemas de água e esgoto de São José dos Campos nesta quinta-feira (16). Alguns bairros do município enfrentam falta d'água desde a última sexta-feira (10).
De acordo com a agência, em 2023, a equipe de fiscalização esteve presente no município durante 24 dias para a realização de cinco vistorias técnico operacionais, analisando os problemas de abastecimento de água na cidade. Em 2022 foram feitas mais de 12 fiscalizações.
A Arsesp também informou que aplicou um total de mais de R$ 10 milhões em multas à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que faz a distribuição de água na região. Por outro lado, a empresa só pagou, até o momento, R$ 58 mil.
Sobre as multas, a nota da Arsesp diz ainda que "no entanto, resultou em R$ 109 mil, por força de cláusula do contrato assinado entre a Sabesp e o município, segundo a qual o limite de multas aplicáveis não poderá exceder 0,1% do faturamento líquido médio mensal obtido pela prestadora.
A agência informou ainda que em 2022 instaurou mais um processo administrativo sancionatório à Sabesp de São José dos Campos, no valor de R$ 24 mil reais, por não cumprir a meta de redução de perda de água.
A Sabesp foi acionada pela reportagem, que até o momento não retornou.
Falta d'água em São José dos Campos
Os problemas com a falta d'água em São José dos Campos começaram na última sexta-feira (10). Ontem (16), moradores da região sudeste relataram ao jornalismo da Band Vale que o problema continuava, como o Parque Martim Cererê.
Anteriormente, outros bairros já haviam registrado problemas no abastecimento, como Residencial União, Jardim Colonial e Santa Edwiges (zona sul); Jardim Santa Julia e Setville (zona sudeste); Pousada do Vale, Jardim Monterey e Santa Cecilia 1 e 2 (zona leste).
Em nota, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), informou que o alto consumo em virtude das temperaturas elevadas tem impactado a normalização do abastecimento de água.
A reportagem solicitou um novo posicionamento à empresa e aguarda o retorno.
A Procon de São José dos Campos informou que notificou a Sabesp com prazo de 72 horas úteis para responder aos questionamentos dos consumidores. O prazo vence na próxima segunda-feira (20).