Band Vale

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é o legado do campeão nos games

Nova DLC do jogo da Aquiris conta a trajetória do maior piloto Fórmula 1 de todos os tempos

Eddy Venino - Equipe BANDx

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é o legado do campeão nos games
Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é o legado do campeão nos games
Aquiris/Divulgação
O povo brasileiro precisa de comida, educação, saúde e um pouco de alegria. E a alegria foi…

Abro com a fala de uma das pessoas entrevistadas entre muitas daquelas que estavam acompanhando o cortejo a Ayrton Senna, em São Paulo, na época de sua morte, em maio de 1994. Essa fala é retirada do documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão.

Mesmo 27 anos depois do falecimento de Senna, seu nome e legado são lembrados por muitos. E muitos desses nem eram nascidos quando o piloto estava na ativa e ganhou seus três títulos mundiais na Fórmula 1. Eu sim, apesar de bem pequeno. E essa paixão que tenho pela modalidade perdura até hoje (e hoje em dia assisto na Band, quem diria?) e se reflete nos games. Onde posso acelerar ao máximo e fazer manobras e ultrapassagens incríveis, impensáveis pra mim na vida real.

E quase três décadas depois de sua partida, eu tenho a oportunidade de jogar algo que homenageia esse ícone que o Senna ainda é. 

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é mais do que uma expansão; é mais do que apenas uma homenagem; é um estúdio brasileiro, que criou um jogo que resgata as raízes dos jogos de corrida deixando sua marca na história dos videogames.

Me desculpe se pareço exagerado e emocionado aqui, digitando essas palavras. Mas apesar de todo o histórico de sofrimento do nosso país, existem alguns momentos, geralmente proporcionados pelo esporte ou pela arte, que une a nação e nos faz sorrir ou chorar. E a história de Senna é um desses casos.

Perseguindo Horizontes, essa é uma tradução live do nome de Horizon Chase, jogo do estúdio de Porto Alegre, Aquiris. E essa analogia com a busca do que está na nossa visão, não podia ser mais apropriada. Tanto no jogo, que se inspira no clássico da era 16 bits, Top Gear; quanto na vida do brasileiro, que sempre ouve que o Brasil é o país do futuro. O game é veloz, se você pisca numa curva pode capotar. Olhar para o mini mapa da pista não é uma opção estratégica muito boa, fique de olho no seu adversário à frente; fique de olho no horizonte ou você pode se perder no caminho. Assim como acontece com os brasileiros, que tem que seguir firmes em direção ao amanhã, tendo que derrubar um novo adversário todos os dias ao levantar da cama.

Mas me prender a conceitos amplos nos levaria a muitos outros devaneios. Então vamos voltar ao jogo.

Essa não é primeira vez que Senna é homenageado em um game. Jogos de corrida fazem isso há décadas, e eu iniciei minha jornada com games do gênero com um deles: o Super Monaco GP, para Mega Drive. Em sua segunda edição, lançada em 1992, ele ganha o nome de Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2 e tem a consultoria do próprio piloto para o desenvolvimento do jogo. Em Forza Horizon 4, uma das maiores franquias do segmento hoje, o carro que ilustra a capa é uma McLaren Senna, carro especial lançado pela marca para homenagear o piloto. Marcas de colecionáveis, como a Hot Toys e a brasileira Iron Studios também já fizeram diversas estatuetas do ídolo. E um dos meus primeiros brinquedos que ganhei (e que mantenho aqui até hoje) é um carro do Ayrton Senna. Por esses e outros motivos, Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é ao mesmo tempo um resgate e um marco.

O jogo, em seu modo carreira, mostra feitos do piloto ao longo de sua trajetória na Fórmula 1. Você começa pilotando seu primeiro carro, na Toleman, passando pela Lotus até chegar a McLaren, onde se sagrou campeão pela primeira vez em 1988; ano da promulgação de nossa Constituição vigente; mesmo ano em que nasci. 

São cinco capítulos que contam um pouco da história deste herói nacional e trazem toda a deliciosa jogabilidade de Horizon Chase Turbo, mas agora com carros de Fórmula 1. Além disso, exclusivamente nessa DLC, você pode pilotar o carro com visão em primeira pessoa, direto do cockpit - e isso me trouxe muitas lembranças de Super Monaco GP.

E ao pilotar em Interlagos e ouvir “Olê, olê, olê! Senna! Senna!” toda vez que você passa próximo a torcida nas arquibancadas é algo arrepiante. Além de você poder dividir essa diversão jogando no modo multiplayer para até quatro jogadores localmente.

Mas como explicar essa paixão do brasileiro por Ayrton?

Com a frase em destaque no início do texto, dita por alguém há mais de 20 anos, você pode perceber que de lá pra cá muita coisa continua parecida. Nosso povo ainda tem fome, a educação é precarizada e nos últimos anos a saúde foi a principal pauta de discussão não só no nosso país, mas no mundo todo. Mas o brasileiro é um povo guerreiro, que apesar da adversidade, continua batalhando. E nos esportes tivemos grandes heróis e heroínas que levaram o nome do nosso país para o mundo, como Pelé, Popó e mais recentemente Rayssa Leal, Daniel Dias, Isaquias Queiroz e Rebeca Andrade. Muitos advindos de classes baixas, sem recursos para investir em seu sonho de serem atletas, mas mesmo assim persistiram.

Embora Ayrton Senna não tenha enfrentado dificuldades financeiras, porque vinha de uma família abastada, ele foi um dos primeiros pertencentes à burguesia a levantar com orgulho a bandeira do Brasil. E assim transformou as suas conquistas em algo a que o povo podia se agarrar. Ele era nosso!

Seu legado hoje se espalha além do esporte, através do Instituto Ayrton Senna e até no imaginário infantil, com o Seninha - pelo qual meu filho o conheceu. Mas claro que sua paixão pelas corridas e seus feitos dentro da Fórmula 1 sempre serão lembrados em primeiro plano. Como quando em Interlagos, mesmo com o câmbio quebrado e travado na sexta marcha, ele terminou a prova. Estava exausto e precisou de ajuda para sair do carro e teve dificuldade até para levantar o troféu no pódio. Mas ele queria ganhar uma prova em seu país, algo que nunca havia conquistado.

Ele teve uma trajetória conturbada enquanto piloto, tanto com seus adversários, quanto com a política que controlava as corridas. Se envolveu em polêmicas, rixas, mas também criou laços muito fortes com pessoas próximas e todo o povo brasileiro.

Por isso que mesmo as portas do lançamento de um jogo como Forza Horizon 5, uma franquia já consagrada no gênero de corrida, pra mim o horizonte que quero vislumbrar são os mesmos em que Senna fez ultrapassagens lendárias, mesmo que seja apenas em um joguinho. Porque uma lenda como Senna é para sempre e a alegria que ele trouxe também!

Agradeço a Aquiris por ceder uma cópia do jogo para a realização deste texto e me dar mais uma oportunidade de poder me divertir com meus filhos, que adoram vencer o papai nas corridas.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempr está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, mobile via Android e IOS e PC.

Tópicos relacionados