Band Vale

O Senhor dos Anéis: Nova série da Amazon tem imagem e data divulgadas

Nova adaptação da Terra-média estreia em Setembro de 2022

Fernanda Miranda - Equipe BANDx

Divulgação
Divulgação
Amazon Prime Video

Quem é adorador das obras e adaptações de Tolkien como eu sabe que as promessas para novas produções causam certos dilemas. Depois da última trilogia cinematográfica de Peter Jackson de “O Hobbit, muitas opiniões ficaram divididas sobre as três sequências do filme no parâmetro de sua quantidade e qualidade, principalmente quando comparado à trilogia de “O Senhor dos Anéis”, que inclusive foi aclamada com um total de 18 estatuetas do Oscar - é muita coisa, né? Bem, o mesmo não aconteceu com a segunda trilogia que, apesar de indicada, não levou nenhum prêmio para casa… E além disso, Peter Jackson não fará parte desta nova jornada.

A série nova prometida pela Amazon, portanto, gerou muitos questionamentos logo quando foi divulgada: se já tivemos a história escrita nos livros de “O Senhor dos Anéis” e de “O Hobbit”, será que o seriado iria retratar o contexto de “O Silmarillion”

Para quem não sabe, J. R. R. Tolkien, autor dos livros do mundo mágico dos hobbits, elfos e magos, escreveu muitas histórias, contos e livros sobre a chamada Terra-média, e os principais são os citados acima. “O Hobbit” conta a jornada de Bilbo Bolseiro e como o Um Anel é encontrado e introduzido na vida das pequenas criaturas; O Senhor dos Anéis já narra as consequências da posse de um objeto poderoso e bárbaro, e como a força dos hobbits, mesmo tão pequenos, é capaz de desbravar o mundo e seus inimigos; já “O Silmarillion”, que ainda não tem nenhuma adaptação cinematográfica, é um livro sobre as eras antigas, mostrando todas as origens dos povos e guerras longínquas deste universo fantástico.

Por Silmarillion não ter ainda produções para a TV, a aposta de estudiosos e fãs era de que a série da Amazon apresentasse as origens dos personagens e suas raças do universo Tolkien como é no livro, lançado no ano de 1977. Dito e feito: publicado pelo portal oficial do mundo Tolkien, o TheOneRing.Net publicou em janeiro deste ano a primeira sinopse:

“A próxima série do Amazon Studios traz às telas pela primeira vez as lendas heróicas da Segunda Era da Terra-Média. Esse drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos das obras de J. R. R. Tolkien, “O Hobbit“ e O Senhor dos Anéis, e levará os espectadores de volta a uma era em que grandes poderes eram forjados, reinos ascendiam para a glória e caíam em ruínas, heróis improváveis eram testados, esperanças ficavam penduradas pelo mais fino dos fios e o maior vilão já criado por Tolkien ameaçava cobrir todo o mundo na escuridão. Começando em uma época de paz relativa, a série segue um grupo de personagens, alguns já conhecidos e outros novos, que confronta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas das Montanhas da Névoa, passando pelas florestas fabulosas da capital élfica de Lindon, até a ilha de Númenor, e os cantos mais profundos do mapa, esses reinos e personagens vão cravar seu legado, algo que irá ficar marcado até muito tempo depois de suas mortes.”
(Imagem: Amazon Prime Video / @LOTRonPrime)

¨

Assim como nas primeiras produções de Peter Jackson, “Senhor dos Anéis da Prime é situada nas terras magníficas da Nova Zelândia, e a primeira temporada já foi concluída em suas filmagens, como informado nas páginas oficiais do twitter e instagram, @LOTRonPrime. Além dos diretores JA Bayona, Wayne Che Yip e Charlotte Brändström, alguns atores também têm nome confirmado: Morfydd Clark - que interpretará Galadriel, Joseph Mawle, Robert Aramayo e Owain Arthur, entre outros artistas que certamente ganharão o conhecimento de suas carreiras com a produção.

(Imagem: Amazon Prime Video / Charlote Brändström)

¨

Apesar das inseguranças que ficaram com a trilogia de “O Hobbit”, para quem ama a fantástica obra de Tolkien em todos os seus detalhes sabe qual a sensação de se ter uma novidade para depositar expectativas, ainda mais com uma data de estreia já marcada. Ainda que sejam livros publicados há muitos anos, o universo completo e detalhado dos hobbits, elfos e magos ainda se faz muito presente na cultura de gerações atuais e passadas - afinal, este mundo possui até um idioma élfico próprio, criado pelo autor. 

O jogo entre simplicidade e complexidade de J. R. R. Tolkien é de uma característica excepcional e envolvente, além de retratar a beleza do mundo, da natureza e dos laços criados entre os personagens. Por isso, seria normal um receio de fãs de ocorrer o mesmo que ocorreu com “O Hobbit”, mas, de qualquer maneira, apesar de às vezes ficar para trás em comparação a outros serviços de streaming, a Amazon Prime Video não mede esforços para a nova adaptação e investiu muito mais do que foi investido nas últimas duas trilogias lançadas em filmes, e um valor tão alto - cerca de 465 milhões de dólares - com certeza não é para qualquer um, até porque, o legado de Tolkien pretende viver ainda por longos e longos anos. A série tem data de estreia em 2 de setembro de 2022.

Tópicos relacionados