A Caixa Econômica Federal liberou essa semana saque calamidade do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, para moradores das áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Taubaté em fevereiro.
A situação de emergência em algumas áreas do município foi declarada pela Prefeitura no dia 18 de fevereiro, em razão dos diversos danos provocados pela chuva que atingiu a cidade no dia 8 do mesmo mês.
O decreto foi reconhecido pelo Governo Federal somente no dia 28 de março, e essa semana o benefício foi liberado aos moradores, conforme endereços listados pela Defesa Civil.
Os trabalhadores poderão solicitar o saque até o dia 29 de maio, através do aplicativo FGTS./ O valor máximo para retirada é de R$6.220,00, de acordo com a quantia que o trabalhador tem reservado no fundo.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social entrará em contato com os munícipes residentes nos endereços identificados, para informar sobre a liberação.
Segundo a Caixa, a solicitação pode ser realizada de forma fácil e rápida, sem necessidade de comparecer a uma agência, para isso é necessário seguir as seguintes orientações:
– Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque —?Calamidade?pública” — acessar a cidade;
– Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de?calamidade;
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso o saque seja aprovado, é de cinco dias úteis.