A campanha de vacinação da gripe foi prorrogada até 24 de junho. Segundo o Governo do Estado apenas 34% por cento do público alvo foi imunizado. A menor cobertura está entre as crianças, grávidas, e a mães que acabaram de ter bebê.
A vacina da gripe na rede pública de saúde está liberada para idosos, profissionais da saúde, professores indígenas, deficientes, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, e trabalhadores do transporte público. As crianças podem receber a vacina a partir de seis meses de vida e até 5 anos de idade.
A campanha de vacinação contra o sarampo também está prorrogada até 24 de junho em todo o estado de São Paulo. A doença é considerada de fácil transmissão já que uma pessoa infectada pode transmitir para até 18 pessoas. A campanha é voltada aos profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Entre as crianças, a cobertura vacinal contra o sarampo atingiu apenas 31,3%, a meta é vacinar 95% desta faixa etária (público-alvo de 2,6 milhões).
As vacinas contra o sarampo e contra a gripe podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnósticas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é que as pessoas sejam vacinadas imediatamente após o término do período do isolamento. Além disso, para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus.
São José dos Campos
Em São José dos Campos a cobertura contra Influenza está em 36,1% e contra o Sarampo em 20,9%. Para a vacina do sarampo estão disponibilizadas todas as UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade.
A vacina da gripe também acontece nas UBS’s Resolve, além do Colégio Tableau, das 8h às 21h; no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h e nas unidades do Laboratório Cipax do Vale Sul Shopping e Praça Afonso Pena, das 9h às 16h.