Campos do Jordão conta, a partir desta quinta-feira (11) com as operações do Novo Centro de Operações Integradas (COI), instalado no prédio da antiga Telefônica, um icônico edifício projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. O serviço foi anunciado no começo da tarde.
Localizado em frente à estação ferroviária da Abernéssia, o COI foi projetado para integrar atividades de monitoramento e cercamento eletrônico, utilizando tecnologia de ponta para aumentar a segurança e oferecer maior tranquilidade aos moradores e visitantes da cidade.
O novo centro conta com mais de 50 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos de Campos do Jordão. Mais de um terço dessas câmeras estão dedicadas a cobrir áreas próximas a escolas e unidades de saúde, além de registrarem a movimentação nos principais pontos de circulação, entradas e saídas da cidade. Com essa estrutura, a cidade terá um controle mais eficiente das ocorrências, permitindo decisões rápidas e precisas para a gestão de emergências.
A localização privilegiada do COI e seus equipamentos de última geração possibilitam que informações sobre o fluxo e a quantidade de veículos que visitam Campos do Jordão, especialmente durante a alta temporada, sejam transmitidas em tempo real à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Esse avanço é crucial para melhorar o gerenciamento da segurança durante os períodos de maior movimento turístico.