Band Vale

Caraguatatuba registra primeiro caso da varíola dos macacos

Paciente é do sexo masculino, tem 22 anos e é morador da região sul; ele está em isolamento domiciliar

Redação Band Vale

Caraguatatuba registra primeiro caso da varíola dos macacos
Caraguatatuba registra primeiro caso da varíola dos macacos
Agência Brasil/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou nesta segunda-feira (15) o primeiro caso da varíola dos macacos (Monkeypox). O paciente é do sexo masculino, tem 22 anos e é morador da região sul.

De acordo com a Prefeitura, ele apresentou sintomas no dia 1º de agosto, após retornar de uma viagem a São Paulo. No dia 5 de agosto procurou atendimento, onde foi feita a coleta do exame e permaneceu em isolamento domiciliar.

O município informou ainda, que das sete notificações, um caso foi confirmado, três são negativos e outros três ainda aguardam resultado.

A Prefeitura orienta os seguintes cuidados: evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença; higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos ou objetos pessoais; uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

No litoral norte este é o terceiro caso confirmado. Ubatuba, São Sebastião e agora Caraguatatuba já registraram um paciente confirmado em cada cidade. Todos os pacientes cumpriram isolamento domiciliar e não precisaram de internação. 

Outras casos na região

Com a confirmação de Caraguatatuba a região chega ao 12º caso confirmado. São José dos Campos já registrou cinco casos confirmados, Jacareí tem duas confirmações, Campos do Jordão registrou um paciente confirmado, Ubatuba, Caçapava, São Sebastião e Caraguatatuba registraram uma confirmação cada. 

Tópicos relacionados