Band Vale

Alunos e familiares protestam contra fechamento de escola em Taubaté

Prefeitura justifica que prédio vai passar por obras de infraestrutura

Otávio Baldim

Protesto contra fechamento da escola Ezequiel
Protesto contra fechamento da escola Ezequiel
Lucas Rodrigues

A praça Santa Terezinha foi o ponto de encontro da manifestação. Estudantes, familiares e ex-alunos participaram de um ato neste sábado, 13, contra o fechamento da escola municipal José Ezequiel de Souza, em Taubaté. O grupo quer pressionar a prefeitura a reverter a decisão. O município pretende suspender as aulas na unidade a partir do ano que vem. Segundo a organização do movimento, 500 pessoas participaram do protesto que percorreu as principais ruas da cidade.

De acordo com a prefeitura, a interrupção vai acontecer para o andamento de obras de reparo do local. O prédio é do final da década de 50 e sofre com problemas de infraestrutura e falta de manutenção.

Os alunos serão transferidos para um prédio da Unitau na região central da cidade.

Inicialmente, a ideia é retomar as aulas do ensino fundamental após a conclusão dos trabalhos.

Apenas o ensino médio não deve ser retomado na unidade. É que após apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura decidiu encerrar a oferta do ensino médio na rede municipal de ensino. A partir de 2023, novas turmas do primeiro ano do ensino médio passam a ser de total responsabilidade do estado. O município vai manter apenas as turmas em andamento.

Considerada uma das conceituadas escolas da rede municipal de ensino de Taubaté, a escola Ezequiel formou gerações de alunos. Desde os anos 70, a unidade conta com turmas do ensino médio.