Band Vale

Cidades da região passam a contar com programas de apoio a idosos

Prefeitura de São José dos Campos e Jacareí já estão com ações para para melhorar o dia a dia dos mais velhos

Redação Band Vale

A previsão atual é de uma média de 72,2 anos para homens e mulheres
A previsão atual é de uma média de 72,2 anos para homens e mulheres
Imagem/ Getty Images

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas apontou que a pandemia reduziu a expectativa de vida do ser humano em 3 anos, aqui na América Latina. A boa notícia é que cidades da região estão com iniciativas que discutem sobre o tema e idosos passam a contar com programas voltados a uma melhor qualidade de vida. 

A previsão atual é de uma média de 72,2 anos para homens e mulheres. Se for observar separadamente, as mulheres estão na frente, com expectativa de 75 e os homens 68 anos.  Para alguns países como Bolívia, Botsuana, Líbano, México, Omã e Rússia, as estimativas caíram mais de 4 anos, no período analisado. 

Neste sentido, o que preocupa os profissionais da saúde é a forma como o ser humano envelhece baseado em uma boa qualidade de vida.

De acordo com o médico geriatra, Gabriel Oliveira, além da própria pandemia, alguns fatores colaboraram para essa queda na expectativa de vida, como por exemplo: sedentarismo, má alimentação, o próprio isolamento social e a falta de acesso a serviços de saúde.

Mas, o especialista destaca que uma das saídas para melhorar o dia a dia dos idosos, é o convívio social.

“As relações sociais presenciais são muito importantes. A gente sabe que nós precisamos do outro, ter aquela noção de pertencimento, de acolhimento, de identidade, de troca de experiências, de um poder ajudar o outro e poder ajudar nas suas dependências. As relações sociais, principalmente para os idosos são muito importantes.”

A prefeitura de São José dos Campos está promovendo rodas de conversa que estimulam o envelhecimento ativo e saudável.

O tema é “A arte de envelhecer com sabedoria”. De acordo com a chefe da Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos, Vanessa Fortes, a ideia é falar sobre o assunto de uma forma leve e com empatia.

“É reconhecer o envelhecimento como uma fase do desenvolvimento humano. Envelhecer faz parte da nossa trajetória. Essas rodas de conversa são momentos em que a gente tem buscado ouvir os idosos, e saber como eles chegaram até essa fase da vida deles. Diante disso a gente constrói politicas públicas de forma eficiente.”

Além de São José dos Campos, Jacareí também está com um projeto chamado "60 Mais Saudável", que vai integrar as políticas públicas em si para a população idosa. A coordenadora do programa Cidade Saudável, Sanmya Tajara, conta como funciona o programa.

“Ele tem como grande objetivo no município, promover uma integração das ações, das politicas, dos projetos e dos programas que acontecem no município, em prol de fazer com que seja uma cidade para todas as idades. A gente vai levantar no município, de forma que integre as ações da cultura, da educação, de esportes, os programas de linhas de cuidados na área da saúde, olhando para a questão da mobilidade dentro do município. Então ele não tem uma ação somente, são várias ações.”

Tópicos relacionados