Os coletores de lixo continuam paralisados nesta quinta-feira (06) em São José dos Campos. Os cerca de 220 trabalhadores iniciaram a paralisação, que já está no terceiro dia, para cobrar melhores condições de trabalho.
Após liminar, nesta quarta-feira, o Sindicato liberou 40% da equipe para voltar a realizar a coleta no município.
A categoria reivindica segurança e salubridade, tanto na sede da empresa, quanto nos caminhões e nas ruas. O fim do desvio de função e do desrespeito por parte de fiscais da empresa também são apontados como motivos para a paralisação.
A greve foi aprovada em assembleia da categoria realizada na terça-feira (04), e inicialmente duraria 24 horas, porém o Sindicato reiterou a greve afirmando que as condições reivindicadas não foram atendidas pela empresa.
De acordo com a Maria Isabel Estevam, da FEMACO, a paralização permanece na manhã de hoje. “A gente continua com a greve porém essa liminar libera 40% da coleta. Infelizmente tivemos que liberar mesmo com as condições e situação em que os caminhões se encontram. Às 11 horas tem uma audiência em Campinas para chegar a uma decisão”.
O jornalismo da Band Vale conversou com a prefeitura, que disse em nota, que a paralisação é ilegal, pois não houve um aviso prévio de greve, 24 horas antes da paralisação. O que o sindicato rebate.
A prefeitura ainda informou que o sindicato está prejudicando a prestação de serviços à população e que está tomando as providências necessárias.
Também entramos em contato com a empresa Beta Ambiental, responsável pela coleta, mas ainda não tivemos retorno