Band Vale

Como decorar seu apartamento com dicas da Marcondes Cesar

Veja como imprimir seu jeito, da escolha das mobílias às cores das paredes, em cada canto do imóvel.

Conteúdo de Marca - Marcondes César

Como decorar seu apartamento com dicas da Marcondes Cesar
Como decorar seu apartamento com dicas da Marcondes Cesar
Divulgação/Marcondes Cesar

Decorar o apartamento costuma ser uma das partes mais divertidas ao adquirir um novo lar. É através da decoração que imprimimos a personalidade e os gostos dos moradores daquele ambiente. 

Mas como os preços de mobílias, eletrodomésticos e objetos para casa estão altos, por exemplo, a decoração de um apartamento é um processo que pode levar algum tempo. Mas é possível sim, aos poucos, dar sua cara para a casa onde você vive. 

Inclusive, com o minimalismo escandinavo em baixa e as pessoas passando mais tempo em suas residências por conta da pandemia, estilos como o modernismo orgânico vem ganhando espaço nas revistas de decoração e arte, e combinam com o estilo de vida receptivo do brasileiro, refletindo em imóveis aconchegantes e confortáveis através de customizações pontuais em cada ambiente de um apartamento.

E o que é o modernismo orgânico? Trata-se de um estilo que traduz o aconchego e o conforto, como mencionamos acima. Sua maior inspiração é a natureza. Ela se faz presente no ambiente interno, e as paletas de cores inspiradas em folhas e paisagens trazem essa sensação para os apartamentos. 

A decoração mais autêntica, menos planejada, com objetos que remetem a histórias e memórias afetivas, será a grande tendência para 2022, um ano onde diversos costumes adotados durante a pandemia terão um caráter mais definitivo. O artesanal volta a estar em alta, e as cores que ele carrega trarão novos ares aos ambientes.

Mas pode ficar tranquilo: o minimalismo não morreu, inclusive é excelente para ampliar a sensação de espaços reduzidos nas grandes cidades. E cai como uma luva no lifestyle de pessoas que viajam ou se mudam com frequência por motivos profissionais. 

O interessante nas possibilidades de decoração de apartamento é que todos os estilos estão em voga, desde que você se identifique com a estética. Mas estampas, objetos e iluminações à parte, é importante considerar todo o contexto na hora de decorar o apartamento: o tamanho do edifício que você mora, a quantidade de incidência de luz natural, o espaço disponível no apartamento e a possibilidade de interferir com pequenas obras internas, otimizando o espaço. 

A seguir, vamos conhecer dez dicas sensacionais para quem está decorando seu apartamento.

10 dicas de como decorar um apartamento

Escolha um tema: escolha um tema de decoração comum antes de comprar qualquer mobília ou objeto de decoração para seu novo apartamento. Você gosta de um estilo rústico, com madeira natural e cores neutras? Ou que tal padrões ousados, cadeiras e mesas descoladas e uma explosão de cores como em um quadro de Andy Warhol? Tudo que diz algo sobre você deve definir o clima da sua casa. É o mesmo critério para escolher uma roupa ou acessório. Uma vez que você definiu o tema, distribuía ao redor peças e mobílias que conversavam com você.

Invista em peças multifuncionais: Como mencionamos anteriormente, a decoração não é um processo imediato. Comprar mobílias não é barato. Para poupar dinheiro, opte pelos objetos essenciais mais versáteis. Pufes e estofados de armazenamento, sofás-camas com baús, mesas de jantar dobráveis e outras mobílias funcionais que podem servir para inúmeros propósitos, possibilitando que você guarde mais objetos sem abrir mão do espaço para receber convidados.

Maximize a exposição à luz: A luz natural não apenas ilumina o ambiente, mas também contribui para a sensação de espaço sempre desejada por quem escolhe morar em apartamento. Certifique-se de que as janelas iluminam bem a sua nova casa.

Pendure quadros nas suas paredes: Exiba seus objetos decorativos, fotos emolduradas ou outras obras de arte em prateleiras distribuídas nas paredes. Basta usar suportes adesivos temporários para pendurar prateleiras, sem estragar as paredes com prego e martelo. As prateleiras trazem um visual único para o apartamento e permitem que você mude a decoração com praticidade, conforme a estação mude, ou você mesmo.

Escolha uma peça única para ser seu ponto focal: Selecione uma peça grande e chamativa e decore o ambiente em torno dela. Um sofá colorido, tapeçaria boêmia e uma prateleira antiga são impossíveis de serem ignoradas. Um objeto deslumbrante é capaz de transformar toda atmosfera de um apartamento.

Pendure peças de arte: A decoração do apartamento requer criatividade, especialmente com orçamento curto. Que tal visitar aquela galeria de arte da sua cidade e apoiar um artista local, investindo em uma obra dele? Ou, caso você tenha o hábito, quem sabe arregaçar as mangas e expor sua própria arte nas paredes? Mais personalizado que isso, impossível.

.

Otimize o seu apartamento: Um aspecto importante da decoração de interiores é organizar a mobília de uma forma que torne os hábitos do morador práticos e propícios. Estabeleça uma função para cada área do apartamento e sempre use aquela área de acordo com a função. Você pode estar trabalhando no modelo remoto e precisa de uma escrivaninha, ou precisa de uma mesa maior na sala de jantar para receber seus amigos. O mais importante é fazer o espaço funcionar para suas necessidades. Se você vive em um studio, defina claramente quais são suas áreas de descanso e de trabalho, dividindo-as com uma tela grande ou uma prateleira de livros grande o bastante.

Crie uma entrada: Muitos apartamentos não possuem um hall de entrada. No entanto, é simples criar a ilusão de uma entrada oficial utilizando uma prateleira. Remova as prateleiras superiores e instale ganchos no interior da estante como um espaço para pendurar casacos, correias ou guarda-chuvas. Adicione algumas cestas nas prateleiras inferiores para guardar os sapatos e você tem uma porta de entrada.

Utilize espelhos: Espelhos criam a ilusão de mais espaço em um ambiente ao refletirem a luz. Existem várias maneiras de obter esse efeito. Pendurar espelhos perpendiculares a janelas para refletir luz sem que você prejudique sua visão. Agrupe alguns espelhos menores para criar uma parede de galeria. Encoste um grande espelho contra uma parede para abrir instantaneamente qualquer espaço. 

.

Deixe seu apartamento aconchegante com um tapete: Uma das mais simples dicas de como decorar o apartamento, os tapetes transformam seu lar rapidamente, adicionando cor e textura aos espaços. O segredo é escolher o tapete certo de acordo com o tamanho apropriado para os ambientes do seu apartamento. Manter 15 cm de espaço entre as pontas do tapete e as paredes do quarto é um bom começo.

O sonho do apartamento próprio: a Marcondes César facilita a compra do seu imóvel

Um imóvel para chamar de seu e da sua família: o sonho da maioria dos brasileiros muitas vezes é financiado com sistemas como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Embora populares, estes sistemas exigem uma série de pré-requisitos do possível comprador, que acabam tornando o sonho cada vez mais distante.

Por isso, a Marcondes César oferece um sistema de financiamento exclusivo, onde você negocia direto com a construtora, evitando burocracias e acompanhando cada etapa da construção de seu imóvel, inclusive podendo sempre customizar o imóvel durante o progresso da obra. A seguir, vamos conhecer o Sistema Ideal e a Casa Ideal:

Financiamento sem burocracia direto com a Marcondes Cesar

Sistema Ideal

Nosso programa de financiamento próprio, direto com a construtora. Análise e aprovação de crédito sem burocracia, mais ágil que os bancos convencionais.

Financiamento sem parcelas intermediárias (semestrais ou anuais).

Apenas: sinal, parcelas mensais e chaves.

Maior acessibilidade do mercado: nosso cliente recebe o apartamento pronto pagando aproximadamente apenas 23% do valor total do financiamento.

Casa Ideal

? Nosso programa de personalização de imóveis ainda em construção.

? Ao comprar um imóvel na planta, nosso cliente pode escolher e montar seu apartamento como quiser, selecionando: louças, metais, pisos, azulejos, pedras, pontos de elétrica, hidráulica e muitos outros itens!

? Dessa forma, o apartamento já é entregue ao gosto do cliente, sem precisar passar por reformas e mais custos na entrega das chaves.

Um novo significado para o lar: os brasileiros estão investindo em imóveis

Em 2020, o mercado imobiliário do sudeste do Brasil obteve a maior variação positiva no último semestre. De julho, agosto e setembro para outubro, novembro e dezembro, ocorreu um aumento de 52% na entrega de imóveis. Em números mais específicos, 31.965 famílias se mudaram para novos lares no ano passado. 

.

Os modelos híbridos de trabalho se tornaram uma realidade para uma parcela da população, ainda que muito pequena em relação aos brasileiros com empregos presenciais. Mas o conceito de estar em casa foi ressignificado com a pandemia, e os números confirmam essa ideia.