O mês de setembro está marcado pelo calor, com temperaturas máximas de um a dois graus acima da média. A previsão é que, por causa do fenômeno El Niño, a intensificação do ar seco vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva na maioria das áreas da região do Vale.
De acordo com a EDP, Distribuidora de Energia do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o aumento na conta de luz foi de 25% na região, entre agosto e setembro deste ano.
Por causa do forte calor, a tendência é que as geladeiras e frezzers tenham a regulagem aumentada para garantir o resfriamento de alimentos e bebidas. Além disso, há um maior uso do ar-condicionado, o que reflete no aumento da conta de energia elétrica. A orientação, para o consumidor, é otimizar os gastos.
Confira as dicas a seguir:
Iluminação: aproveitar ao máximo a luz do dia e apagar todas as lâmpadas que não estiver utilizando. Outra dica é trocar as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia.
Máquina de lavar: utilizar os equipamentos na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água.
Ferro de passar roupas: separar os itens de acordo com o tipo de tecido e passar tudo de uma só vez.
Secador de cabelo: enxugar bem o cabelo com uma toalha antes de usar o aparelho.
Forno elétrico: pré-aquecimento e o preparo da maior quantidade de receitas de uma só vez para aproveitar o calor gerado. Evitar abrir desnecessariamente a porta do forno para manter a temperatura.
Eletroeletrônicos: desligar os aparelhos da tomada quando não estiver usando.
Segurança: evitar o uso de Benjamins (T’s) e emendas de fios feitas de forma incorreta, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido.
Para mais dicas acesse o site da EDP.