Um levantamento realizado a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região concluiu que no decorrer de 2023, os metalúrgicos das localidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá foram responsáveis por uma injeção significativa de R$ 3,2 bilhões na economia regional.
O levantamento foi conduzido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese). Esse montante representa a soma da massa salarial da categoria, juntamente com outros benefícios e ações jurídicas. Em destaque, o pagamento do 13º salário totalizou a quantia de R$ 229 milhões, considerando suas duas parcelas.
A categoria dos metalúrgicos é composta por 32,4 mil trabalhadores, demonstrando seu significativo impacto na economia local. Analisando a origem da maior massa salarial, observa-se que os setores de fabricação de veículos automotivos, abrangendo a General Motors e empresas de autopeças, assim como o segmento de equipamentos de transporte, que inclui a Embraer e outras empresas do setor aeronáutico, foram os principais contribuintes. Esses setores representam, respectivamente, 23,01% e 43,66% do montante total.