Band Vale

Consulta da ANAC para certificação de eVTOL da Embraer se encerra nesta semana

As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário até o dia 15 de março

Redação Band Vale

Consulta da ANAC para certificação de eVTOL da Embraer se encerra nesta semana
Consulta da ANAC para certificação de eVTOL da Embraer se encerra nesta semana
Divulgação / Embraer

A consulta setorial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para certificação de eVTOL da Embraer se encerra nesta sexta-feira (15). A consulta foi aberta no dia 12 de dezembro e vai até essa semana, para a apresentação de comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade estabelecidos para a aeronave modelo EVE-100, da EVE, empresa de mobilidade urbana da Embraer. 

O EVE-100 é uma aeronave de propulsão elétrica, de pouso e decolagem vertical, com um peso máximo de decolagem de 2.800 kg e capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros. Além disso, apresenta um motor elétrico com uma hélice de empuxo horizontal de cinco lâminas. Construído com materiais compostos, o EVE-100 combina características de helicópteros e aviões, destinando-se a operações da aviação executiva, sob o Regulamento Brasileiro de Aviação nº 91, e de taxi aéreo (RBAC nº 135). 

A Agência enfatiza que os critérios propostos de aeronavegabilidade são feitos exclusivamente para o modelo EVE-100 e não são regras gerais aplicáveis a qualquer pessoa ou entidade. A ANAC tem o intuito de reunir comentários sobre os critérios, analisar as informações recebidas e avaliar quais delas podem ser incorporadas.

Pessoas físicas ou jurídicas que queiram contribuir com a consulta, especialmente aquelas interessadas no tema, como potenciais solicitantes de um Certificado de Tipo para aeronaves semelhantes e potenciais operadores de aeronaves, bem como dos respectivos locais de decolagem e pouso, os critérios de aeronavegabilidade e os demais documentos da consulta estão disponíveis na página Consultas Setoriais.  


 

Tópicos relacionados