O consumo de etanol no Brasil registrou um aumento de mais de 50% nos primeiros cinco meses deste ano, de acordo com dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Este crescimento expressivo reflete uma tendência crescente entre os motoristas brasileiros de optar por combustíveis mais baratos.
Segundo a UNICA, o volume comercializado pelas empresas do Centro-Sul totalizou 1,38 bilhão de litros, representando um aumento de 22,37% em relação ao mesmo período da safra 23/24. O etanol hidratado, consumido diretamente pelos carros, registrou venda de 909,89 milhões de litros, um crescimento de 51,26%. No mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado alcançaram 899,12 milhões de litros, uma variação positiva de 53,17% em relação ao ano passado. Em contrapartida, o volume comercializado de etanol anidro, que é misturado à gasolina, foi de 468,86 milhões de litros, apresentando uma retração de 10,73%.
No acumulado desde o início da safra 2024/2025 até 15 de maio, a comercialização de etanol somou 4,12 bilhões de litros, um aumento de 34,61%. Desse total, o etanol hidratado representou um volume de 2,76 bilhões de litros, um crescimento de 60,11%, enquanto o etanol anidro totalizou 1,36 bilhões de litros, um aumento de 1,81%.
Etanol faz mal para o carro?
Apesar do aumento significativo no consumo, a utilização do etanol ainda causa dúvidas entre muitos motoristas. Questões sobre a eficiência do combustível, seu impacto no desempenho dos veículos e comparações de custo-benefício em relação à gasolina são temas comuns de debate. A maioria dos veículos fabricados atualmente é equipada com motor flex, que pode ser abastecido tanto com etanol quanto com gasolina.
Um dos maiores mitos e dúvidas é se abastecer o carro somente com etanol causa danos ao motor. De acordo com especialistas, o motor flex é projetado para funcionar com ambos os combustíveis, e não há evidências de que o uso exclusivo de etanol cause danos significativos. Entretanto, muitos motoristas preferem misturar os dois combustíveis, acreditando que isso possa melhorar o desempenho do veículo.