Band Vale

Curador de Jacareí realiza exposição sobre Amazônia durante COP26, na Escócia

“Para quem está por vir” mostra o lado humano da Amazônia e o impacto na maior floresta tropical do mundo

Redação Band Vale 28/10/2021 • 14:42 - Atualizado em 28/10/2021 • 15:59
Exposição fotográfica mostra o lado humano da Amazônia e o impacto das ações do homem no local
Exposição fotográfica mostra o lado humano da Amazônia e o impacto das ações do homem no local
Marcela Bonfim/Divulgação

A COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), terá uma exposição sobre a Amazônia realizada por um curador de Jacareí. O encontro será em Glasgow, na Escócia, entre 1º e 12 de novembro. 

A exposição “Para quem está por vir”, tem curadoria de Eduardo Carvalho, nascido em Jacareí e que hoje desenvolve projetos no Reino Unido e no Brasil; e Vanessa Gabriel-Robinson, jornalista nascida no Amapá, com 12 anos de experiência na implementação de projetos culturais.

“Essa importante floresta tropical do planeta ganhou muito destaque na mídia nacional e internacional devido aos índices de desmatamento e queimadas, além da discussão sobre governança na região, que abriga aproximadamente milhões de pessoas distribuídas pelos estados da Amazônia Legal. Decidimos evitar mostrar os problemas para mostrar a Amazônia humana”, disse Carvalho.

Bruno Kelly/Divulgação

.

“Uma Amazônia urbana, indígena, preta, ribeirinha e feminina, que luta para preservar seus conhecimentos tradicionais, ao mesmo tempo que quer se beneficiar daquilo que a modernidade traz de positivo. Uma Amazônia dos amazônidas, para os amazônidas – e para o mundo”, complementa.

A exibição conta com imagens de três fotógrafos que mostram seus olhares sobre a população que vive em pontos diferentes da Amazônia: Marcela Bonfim, de Rondônia, Nailana Thiely, do Pará, e Bruno Kelly, que é de São José dos Campos, mas vive no Amazonas há mais de 10 anos. A mostra está situada dentro do Brazil Climate Hub, iniciativa da sociedade brasileira na Conferência do Clima.

COP26 EM GLASGOW

A COP26 irá reunir as principais lideranças mundiais durante 12 dias em busca de um acordo de cooperação mundial pelo meio-ambiente. Entre os principais objetivos, estão:

  • assegurar a neutralidade carbônica
  • proteger as comunidades e habitats naturais
  • mobilizar fundos para garantir que todos os países cumpram os objetivos